No Banner to display

segunda-feira, 22 de abril de 2024

segunda-feira, 22 de abril de 2024

No Banner to display

Com nova redução de assassinatos, Goiás está entre os Estados menos violentos do Brasil

Diminuição de 14% nas mortes violentas no Estado é três vezes superior à média nacional. Monitoramento considera dados oficiais dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal

Goiás mantém redução do número de mortes violentas intencionais no primeiro semestre de 2022

O número de casos de mortes violentas em Goiás caiu 14% nos primeiros seis meses deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado. A redução do número de assassinatos no território goiano é apontada pelo Monitor da Violência, um mapa nacional desenvolvido em parceria pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Núcleo de Estudos da Violência da USP e Portal G1.

O levantamento coloca Goiás em nono lugar no ranking nacional de redução de assassinatos nos seis primeiros meses do ano, considerando os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. O resultado obtido no território goiano é três vezes superior à média nacional, que registrou queda de 5%. Os estados que aparecem no topo desse ranking são Roraima (-34% em assassinatos), Distrito Federal (-21%), Rio Grande do Norte (-18%), Amapá (-17%), Maranhão (-17%), Espírito Santo (-16,5%), Rio de Janeiro (-16%) e Acre (-15%).

O desempenho de Goiás somado ao Distrito Federal alavanca o resultado positivo na região Centro-Oeste, contrapondo o crescimento dos assassinatos acima de 10% em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O governador Ronaldo Caiado credita a redução das mortes violentas em Goiás aos investimentos na valorização e no aprimoramento das forças de segurança. “Reconheço a eficiência da nossa polícia. Especializamos tropas e temos os melhores batalhões já vistos no Brasil”, avaliou.

Nos últimos três anos, o Governo de Goiás intensificou o trabalho nas regiões metropolitanas da Capital e também do Entorno, com estratégias de inteligência e integração das polícias junto a entidades da área de Segurança Pública do DF e também do governo federal.

*Redução continuada*
A tendência de redução em crimes contra a vida em Goiás é mantida desde 2019, conforme os dados do Monitor da Violência. Os casos de latrocínio, homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte foram reduzidos ano a ano. Em 2021, o Estado teve soma de 1.289 crimes dessa natureza, 18% menor do que o registrado em 2020, quando foram contabilizados 1.577.

Uma queda de 10% nas mortes também foi verificada no período anterior, entre 2020 e 2019, em que foram registradas 178 mortes a menos. Em 2019, Goiás teve a maior redução de assassinatos, com recuo de 19%. Em 2018, 2.174 pessoas perderam a vida em situação de violência e, em 2019, 1.755.

Fotos: Secom

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Publicações em Alta

PIB de Goiás cresce 4,4% em 2023 e fica acima da média nacional

Goiás libera vacina para toda a população no ‘Dia D’ contra influenza

Polícia Civil prende autor de homicídio e dupla tentativa de homicídio em Caldas Novas

Equatorial Goiás troca 200 chuveiros em Morrinhos