No Banner to display

domingo, 17 de outubro de 2021

domingo, 17 de outubro de 2021

Caminhão da Saúde oferece consulta médica e exames de imagem gratuitos em Piracanjuba, neste fim de semana

A ação é uma iniciativa da Associação de Apoio à Saúde (AAS), organização não governamental, que tem como missão garantir acesso à saúde para população carente de periferias e zona rural há mais de 10 anos

Entre os dias 24 e 26 de setembro, a população de Piracanjuba, Goiás, contará com os serviços do Caminhão da Saúde que oferece consulta médica e ultrassonografias gratuitas, além de exames laboratoriais a preços populares. A ação é uma iniciativa da Associação de Apoio à Saúde (AAS), organização não governamental, que tem como missão garantir acesso à saúde para população carente de periferias e zona rural há mais de 10 anos.

São exames como ultrassom urinária, da mama, próstata, pré-natal, eletrocardiograma e, ainda, laboratoriais, como hemograma, glicemia, PSA, ureia e creatina. A unidade móvel de saúde é adaptada com salas de consultas e exames que possibilitam a realização de até 80 procedimentos diariamente. Os laudos dos exames de imagem são emitidos na hora e entregues ao paciente, já com indicação de tratamento ou receita médica.

Já os laboratoriais são enviados diretamente para o médico pelo laboratório, que entra em contato pessoalmente com o paciente, quando ficam prontos. Caso haja necessidade, uma receita médica digital é emitida e a pessoa poderá seguir com as indicações. O médico Dr. Cláudio Brandão (CRM/GO 9059), que comanda o caminhão da saúde, explica que a proposta da ONG vai além de ofertar atendimento médico gratuito, mas faz questão de que esse atendimento seja humanizado. “O paciente do caminhão da saúde vai encontrar dignidade, cordialidade e atenção aos seus problemas. Vamos nas cidades, nas zonas rurais e na periferia. Ao longo desses anos, percebi que existe uma carência que ultrapassa os limites da medicina”.

Para ter acesso ao serviço, basta a pessoa interessada comparecer ao endereço onde está estacionado o Caminhão da Saúde, fazer uma triagem e passar pela consulta. Posteriormente ele pode ser submetido aos procedimentos disponíveis no caminhão, e à coleta de material para exames laboratoriais. Tudo é organizado sem burocracia. Caso haja necessidade de exames, que serão indicados na consulta, o paciente recebe o horário e pode retornar para fazer sem esperar no local. “Estamos vivendo ainda um momento de pandemia, e é importante que não haja aglomerações. Por isso trabalhamos para que não tenham filas, senhas ou espera”, pontua Dr. Claudio.

A expectativa dos organizadores é que sejam realizadas em torno de 80 consultas por dia, e mais de 300 exames laboratoriais e de imagem. A ação em Piracanjuba conta com o apoio da União de Atacadistas e Produtores de Hortifrutigranjeiros (Uniap); Análise laboratório; Invoga – Energia Solar; empresário Dhone Rodrigues e Cláudio Grilinho (liderança local).

Sobre o Caminhão da Saúde
Idealizado pelo médico Dr. Cláudio Brandão, que além de médico, é advogado e professor universitário, o Caminhão da Saúde surgiu do desejo de levar atendimento de qualidade aos menos afortunados e de uma inquietação e desilusão com o modelo existente de atendimento médico existente.

A unidade móvel de saúde foi a ferramenta ideal para colocar a ONG Associação de Apoio à Saúde (AAS) em andamento, literalmente. Para isso, uma carreta foi adaptada e transformada em um consultório e clínicas sobre rodas. Possui três espaçosos consultórios com mobiliário próprio, dando comodidade, aconchego e rapidez ao cuidar de pessoas em qualquer lugar. Basta estacionar e receber os pacientes. Possui um consultório de oftalmologia, com todo o aparato para diagnosticar e tratar a maior parte das patologias visuais.

Uma das bandeiras do trabalho realizado é a prevenção dos cânceres de mama e próstata, doenças que se forem diagnosticadas precocemente, a probabilidade de cura aumenta imensamente. Outras doenças como hipertensão e diabetes, que assolam a população brasileira, também podem ser identificadas com o atendimento no Caminhão da Saúde.
Para as doenças do coração, o suporte de cardiologia se dá através da realização de eletrocardiograma laudado por especialista. O projeto se ancora em um sonho pessoal, mas tem como meta “cuidar de gente”, comemora Brandão , que ainda completa: “queremos fazer isso bem”.

Serviço
1ª Semana da Saúde de Piracanjuba
Onde:
Rua Alameda do Bosque, Quadra 3, Lote 18, Setor Recanto do Bosque (próximo ao lago)
Quando: dias 24, 25 e 26 de setembro, das 7h30 às 17h

Exames de imagem gratuitos
Ultrassonografia
– Obstétrico
– Próstata
– Abdômen Total
– Urinário
– Ginecológico
– Eletrocardiogramas

Laboratoriais a preços populares
Hemograma completo
Ureia
Creatinina
Glicemia jejum
Perfil Hepático
Lipidograma
Amilase Pancreática

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Publicações em Alta

Polícia Penal registra aumento de apreensões de K4, conhecida como supermaconha

Caiado anuncia isenção da contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas com salário de até R$ 3 mil e redução da cobrança para os que recebem acima desse valor

Expresso Balcão capacita servidores de 12 municípios

Operação integrada apreende 200 kg de cloridrato de cocaína