No Banner to display

segunda-feira, 20 de maio de 2024

segunda-feira, 20 de maio de 2024

No Banner to display

Caiado valoriza tradição e participa de desfile de muladeiros em Goiânia

Com cerca de mil participantes, comitiva percorreu ruas da capital para promover encontro que segue até domingo (14/04) no Parque Agropecuário

Governador Ronaldo Caiado participa da abertura do 1º Encontro de Comitivas em Goiás e desfile de muladeiros pelas ruas da capital: “Tem muito a ver com a nossa história”

Cerca de mil muladeiros participaram, nesta quinta-feira (11/04), do desfile que marcou a abertura do 1º Encontro de Comitivas em Goiás. Adepto da tradição dos tropeiros, o governador Ronaldo Caiado liderou a comitiva que percorreu avenidas dos setores Nova Vila, Norte-Ferroviário, Central e Sul, em um percurso de aproximadamente nove quilômetros. “Tem muito a ver com a nossa história. É algo que fala muito da nossa cultura”, destacou ele.

Caiado ressaltou que a montaria tem uma ligação histórica com Goiás. “Não podemos nos esquecer como é que as pessoas chegaram a essa região, que é a que mais se desenvolve hoje, sustentando o crescimento do Brasil”, afirmou o governador. Ele ressaltou que a tradição faz parte da identidade goiana.

O 1º Encontro de Comitivas é uma realização da Associação Brasileira dos Criadores de Muares (ABC Muares). O evento segue até domingo (14/04), no Parque de Exposições Agropecuárias de Goiânia, na Nova Vila, com previsão de receber 30 mil pessoas, entre criadores, visitantes e integrantes de 60 comitivas não só do Brasil, mas também de países como México, Estados Unidos e Colômbia.

“Tenho certeza que é o primeiro evento de muitos que teremos e que serão tradicionais aqui na nossa capital”, disse o vice-governador Daniel Vilela. A coordenadora do Goiás Social e primeira-dama, Gracinha Caiado, também participou da concentração do desfile e recepcionou a comitiva na chegada.

“As pessoas desbravavam no lombo do burro e não podemos deixar morrer essa tradição que está bem arraigada, bem junto de nós. Nós, muladeiros, mostramos isso”, afirmou o diretor da ABC Muares, Maurício Faria. Entre animais registrados e não-registrados, acredita-se que existam mais de 50 mil muares no Brasil.

Programação
A programação do Encontro de Comitivas reserva espaço para o 1º Concurso Muladeira 2024, voltado para mulheres que criam, montam e cuidam de muares em suas propriedades. A agenda do evento contempla ainda provas de montaria, laço e de animais; concurso gastronômico de Queima do Alho. No sábado (13/04), show com o violeiro Almir Sater.

Foto: Secom

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Publicações em Alta

PIB de Goiás cresce 4,4% em 2023 e fica acima da média nacional

Polícia Civil prende autor de homicídio e dupla tentativa de homicídio em Caldas Novas

Vereador Everton Jamal leva projeto “Gabinete Itinerante” aos bairros de Caldas Novas

Equatorial Goiás troca 200 chuveiros em Morrinhos