sexta-feira, 12 de abril de 2024

sexta-feira, 12 de abril de 2024

Caiado participa da Cavalgada de abertura da XXV ExpoEdéia

O governador Ronaldo Caiado participou, neste domingo (1º), da cavalgada que oficializou a abertura da XXV ExpoEdéia, no Sul de Goiás.

Em Edéia, governador participa de tradicional cavalgada com comitivas de todo o estado (Foto: Hegon Corrêa)

O evento, organizado pelo Sindicato Rural do município, segue até o dia 8 deste mês e conta com diversas atrações. Durante a programação, que reuniu aproximadamente 5 mil pessoas, o governador prestigiou ainda a 5ª edição da Queima do Alho, tradicional festa gastronômica que é realizada em diversos municípios do estado.

“A exposição na cidade de Edéia é uma tradição muito forte. Sempre participei. Um grande momento, uma grande festa do setor rural, que representa nossas tradições, nossa cultura, e mostra o potencial desse setor tão importante para a economia”, disse o governador.

Caiado comemorou a retomada de mais uma das festas tradicionais de Goiás, que teve de ser descontinuada devido à pandemia. “Por isso faço questão de mais uma vez estar aqui para me encontrar com os amigos, nesta festa maravilhosa, que reúne pessoas de todos os municípios vizinhos.”

Ao lado de milhares de cavaleiros e amazonas, Caiado partiu da praça da Igreja Matriz e foi até o parque de exposições. Ele passou pelas principais avenidas da cidade e, durante o percurso, fez dezenas de paradas para interagir com a população, que foi às ruas para assistir ao destile e comemorar a retomada do evento. As festividades da Exposição Agropecuária de Edéia, de acordo com o prefeito do município, José Wagner (Waguinho), contribuem para fomentar a economia de toda a região.

Queima do Alho
Presente na cultura goiana, a queima do alho mostra a história das comitivas antigas de cavaleiros e de carros de boi, que percorriam as estradas de Goiás. A tradição faz referência às refeições que eram realizadas pelos tropeiros, durante o transporte e as vendas de gado, pelas regiões Cento-Oeste e Sudeste do Brasil. No evento, as comitivas participam de competição culinária que reúne pratos típicos da gastronomia goiana.

Presença
Estavam também em Edéia o senador Luiz do Carmo; o deputado federal Glaustin da Fokus; os deputados estaduais Chico KGL e Cairo Salim; prefeito e vereadores do município e da região, além de outras autoridades.

Publicações em Alta

PIB de Goiás cresce 4,4% em 2023 e fica acima da média nacional

Polícia Civil prende autor de homicídio e dupla tentativa de homicídio em Caldas Novas

Goiás libera vacina para toda a população no ‘Dia D’ contra influenza

Prefeitura e Câmara entregam mais de 13 mil kits escolares e pedagógicos para a Educação Municipal