No Banner to display

terça-feira, 8 de outubro de 2024

terça-feira, 8 de outubro de 2024

Caiado é homenageado pela Frente Parlamentar da Agropecuária por “contribuição histórica” ao setor

Caiado se notabilizou desde a década de 1980 como uma das principais lideranças nacionais em defesa do agronegócio.

Caiado é homenageado em Frente Parlamentar da Agropecuária (Foto: Secom - Divulgação)

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) homenageou o governador Ronaldo Caiado (UB), nesta quarta-feira (20), em Brasília, por sua “contribuição histórica para a evolução do setor”. Além de Caiado, outros 13 ex-presidentes da Frente foram homenageados.

A cerimônia de entrega de homenagens em Brasília marcou ainda a inauguração da nova sede do Instituto Pensar Agropecuária (IPA), organização sem fins lucrativos, formada por mais de 50 entidades do setor produtivo rural, voltada à prestação de assessoria à FPA, por meio de acordo de cooperação técnica.

O presidente do IPA e integrante da Conferação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Nilson Aparecido Leitão, ressaltou a importância da liderança de Caiado para o país. “Uma grande inspiração desse mundo rural para todos os brasileiros”, classificou.

Caiado, que se notabilizou desde a década de 1980 como uma das principais lideranças nacionais em defesa do agronegócio, presidiu a Frente em 2003, quando era deputado federal.

“Imaginem que iniciei essa luta em uma fase bem anterior, onde mobilizamos o Brasil no movimento da UDR (União Democrática Ruralista) para garantir o direito de propriedade na Constituinte. A partir dali, entramos no Congresso Nacional com a mesma garra e determinação, soubemos representar o nosso setor e promover grandes debates”, lembrou o governador Ronaldo Caiado, que recebeu a honraria da deputada federal por Goiás Marussa Boldrin, integrante da FPA.

Fundada em 1995, atualmente a bancada é presidida pelo deputado Pedro Lupion (PR), sendo formada por 374 parlamentares.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, avalia que a atuação da Frente foi decisiva para a posição do agro na economia nacional.

“Se não fosse essa bancada, podem ter certeza que não estaríamos onde estamos. Caiado sabe disso, pela importância que ele dá para o setor agropecuário e pelo salto que Goiás vem dando na produtividade”, ressaltou. Em 2022, as exportações goianas no agro cresceram 62,8%.

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na safra 2022/2023, o estado ocupa a terceira posição entre os maiores produtores de grãos, atrás apenas do Mato Grosso e do Paraná, e é líder na produção de sorgo (1,3 milhão de toneladas) e girassol (48,7 mil toneladas).

Honrarias

Além de Caiado, os também foram homenageados os ex-deputados Nelson Marquezelli, Odacir Zonta, Silas Brasileiro, Aberlado Lupion e Valdir Colatto; os senadores Luiz Carlos Heinze e Tereza Cristina; os deputados federais Sérgio Souza (PR), Dilceu Sperafico (PR) e Alceu Moreira (RS); Augusto Nardes, atual ministro do Tribunal de Contas da União (TCU); Marcos Montes, ex-ministro da Agricultura; e Nilson Leitão, atual presidente do Instituto Pensar Agropecuária.

 

FONTE: MAIS GOIÁS

Publicações em Alta

Empresário sofre descarga elétrica e fica em estado grave em Caldas Novas

Kleber Marra lança obra de repavimentação no Setor Terezinha Palmerston

Goiás conquista 71 medalhas nas Paralimpíadas Escolares

Em Mineiros, Caiado inaugura pavimentação de trechos das GOs 306 e 341