No Banner to display

segunda-feira, 20 de maio de 2024

segunda-feira, 20 de maio de 2024

No Banner to display

Caiado destaca papel da segurança em prol do crescimento econômico, no Fórum da Liberdade

Governador apresenta medidas que contribuíram para avanço da economia goiana ao encerrar rodada de painéis de evento realizado em Porto Alegre

Ronaldo Caiado encerra rodada de painéis do 37º Fórum da Liberdade, maior evento da América Latina para debate de temas da política, economia e negócios

A importância da segurança pública para o desenvolvimento econômico do Estado. Essa foi a tese defendida pelo governador Ronaldo Caiado nesta sexta-feira (05/04), durante a palestra “Recalculando a Rota”, ministrada no 37º Fórum da Liberdade, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. “Quando você tem segurança no Estado, isso interfere positivamente na vida do empresário”, pontuou o chefe do Executivo goiano.

Caiado foi o palestrante principal e encerrou a rodada de painéis do evento, tido como o maior da América Latina voltado para o debate de temas como política, economia e negócios. Durante sua fala, o governador destacou que a segurança pública desempenha papel fundamental na redução do custo de vida da população, contribuindo significativamente para a melhoria econômica do Estado.

Caiado apresentou também algumas medidas que contribuíram para o avanço goiano, com ênfase na política austera adotada desde 2019, como a manutenção do equilíbrio fiscal, a política de atração de empresas, a segurança jurídica e a capacitação frequente de mão-de-obra. Segundo dados do Instituto Mauro Borges (IMB), em quatro anos Goiás conseguiu diminuir cerca de R$ 11 bilhões no custo com burocracia para o setor empresarial goiano.

Outra ação promissora lançada recentemente pelo governador goiano é o Programa Estadual de Liberdade Econômica: um conjunto de medidas para reduzir a burocracia e facilitar a abertura de novos negócios. A expectativa é incrementar a receita do setor produtivo em até R$ 19 bilhões nos próximos anos.

Crescimento do PIB
Atualmente, Goiás lidera o desenvolvimento econômico no país. Indicador do IMB aponta crescimento de 4,4% do Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás em 2023, na comparação com o ano anterior. O marco é quase 60% superior ao avanço registrado no Brasil (2,9%). É o segundo ano consecutivo que a ascensão goiana fica acima da média nacional. O setor que mais cresceu foi o do agronegócio, seguido pela indústria e comércio. Com isso, Goiás registrou o maior patamar de atividade econômica da história em todos os ramos.

O governador também ressaltou aos presentes na palestra que Goiás segue os parâmetros internacionais da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), entidade voltada para a promoção de desenvolvimento econômico e bem-estar social, ao invés de metas do governo federal. “Buscamos para que cada um de nossos índices sigam os indicadores da OCDE. Já temos 31,1% de nossos indicadores melhores do que a média da organização internacional”, citou Caiado.

Fórum da Liberdade
Organizado pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEE), o Fórum da Liberdade é palco de debates políticos, econômicos e sociais. Em sua 37ª edição, traz como tema o questionamento “Admirável Mundo Livre?” Durante dois dias de evento (4 e 5 de abril), reuniu notáveis participantes, como os economistas Gustavo Franco, Zeina Latif e Marcos Lisboa; o ex-presidente Michel Temer; o ministro aposentado do STF Marco Aurélio Mello; além de influencers como o Favelado Investidor e a jornalista Mônica Salgado.

Fotos: Júnior Guimarães

Legenda: Ronaldo Caiado encerra rodada de painéis do 37º Fórum da Liberdade, maior evento da América Latina para debate de temas da política, economia e negócios

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Publicações em Alta

PIB de Goiás cresce 4,4% em 2023 e fica acima da média nacional

Polícia Civil prende autor de homicídio e dupla tentativa de homicídio em Caldas Novas

Vereador Everton Jamal leva projeto “Gabinete Itinerante” aos bairros de Caldas Novas

Equatorial Goiás troca 200 chuveiros em Morrinhos