No Banner to display

domingo, 25 de julho de 2021

domingo, 25 de julho de 2021

Balé do Basileu França apresenta 2ª Temporada de Suítes Clássicas

A Coordenação de Dança da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França promove, entre os dias 26 e 29 de junho, a 2ª Temporada de Suítes Clássicas. As apresentações serão realizadas sempre às 20 horas, no canal do YouTube da escola.

Evento virtual terá repertórios renomados, como O Talismã, La Esmeralda, Carnaval em Veneza, Pas de Paysant e Raymonda (Foto: Sedi)

A Coordenação de Dança da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França promove, entre os dias 26 e 29 de junho, a 2ª Temporada de Suítes Clássicas. As apresentações serão realizadas sempre às 20 horas, no canal do YouTube da escola.

Os bailarinos do Balé do Teatro-Escola Basileu França, por meio dos Corpos de Baile, irão apresentar repertórios de conjuntos aclamados pela crítica, como O Talismã, La Esmeralda, Carnaval em Veneza, Pas de Paysant e Raymonda, revigorando histórias que integram as encenações performáticas nesses balés, em relação aos conceitos e concepções.

O evento é um convite à apreciação de uma produção que associa o talento dos bailarinos ao suporte dos figurinos, iluminação, cenografia, fotografia e, sobretudo, ao resultado de esforços da dedicação dos alunos, coreógrafos e professores durante os ensaios e as aulas.

A 2ª Temporada de Suítes Clássicas trará, ainda, apresentações dos balés Grand Pas e Pas de Trois: Diana e Acteon, Paquita, La Esmeralda, Le Corsaire, Sylvia, La Fille Mal Gardée, Excelsior e Coppelia. Além disso, serão apresentados: Pas de Trois, de Lago dos Cisnes, e Fairy Doll e Pas de Deux, de Chapeuzinho e Lobo Mal, do Ballet A Bela Adormecida e Gato de Botas, também do Ballet A Bela Adormecida.

Confira a história dos repertórios de conjuntos:

O Talismã

Le Talisman, nome original, é um balé composto em quatro atos e sete cenas, que foi estreado em 1889, no Imperial Marjinsky Theatre, em São Petersburgo, na Rússia. A coreografia é de Marius Petipa, com música de Riccardo Drigo e texto de Konstantin Augustovich Tarnovsky e Marius Petipa.

La Esmeralda

É um balé em três atos e cinco cenas, composto em 1831, baseado no romance Notre-Dame de Paris, de Victor Hugo. Com coreografia de Jules Perrot, música de Cesare Pugni, cenários de William Grieve e figurinos de Mme Copère, foi apresentado pela primeira vez pelo Ballet do Teatro de Sua Majestade de Londres, em 09 de março de 1844. Atualmente, o balé completo é apresentado apenas na Rússia, Europa Oriental e em Nova Jersey, nos Estados Unidos, onde o New Jersey Ballet introduziu essa versão pela primeira em 2004.

Carnaval em Veneza

É originário do ballet Satanella, de três atos e oito cenas, criado por Joseph Mazilier, com o nome Le Diable Amoreux (O Diabo Apaixonado), e que teve o libreto baseado no romance O Diabo Apaixonado, do escritor francês, Lacques Cazotte. O nome Satanella foi dado devido à versão de Marius Petipá, em parceria com o próprio pai, Jean Petipá, feita em 1848. Já a denominação Carnaval em Veneza, deve-se ao fato de que a peça mais famosa associada à produção de Satanella, é Le Carnaval de Venise ou Satanella Pas de deux.

Pas de Paysant 

A variação Paysant associa-se a um grand pas de deux do ballet Giselle, que não estava na versão original da história do romance. Giselle foi criado em 1840 e revela a história de uma camponesa que, durante as festas de colheitas de uvas, conhece um rapaz e se apaixona por ele. O rapaz utiliza o nome falso de Loys, quando na verdade se chama Albrecht e é um nobre que mente porque se apaixonou por Giselle. O antigo namorado da moça, Hillarion, descobre a farsa e, ao contar a Giselle, ela enlouquece e morre de desgosto. Os personagens de Pas de Paysant são amigos da Giselle, que dançam na festa de colheita das uvas.

Raymonda

Este é um balé em três atos, com coreografia de Marius Petipa e música de Alexander Glazunov. A estreia foi realizada no dia 19 de janeiro de 1898, no Teatro Marjinski, em São Petersburgo, na Rússia. O elenco original teve Pavel Gerdt, como Abderakhman; Pierina Legnani, como Raymonda; e Sergei Legat, como Jean de Brienne.

Serviço:

Segunda Temporada de Suítes Clássicas

Data: 26 a 29 de junho

Horário: 20 horas

Local: youtube.com/basileufrancaartes

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Últimas notícias

Na cidade de Goiás, Caiado entrega revitalização do Palácio da Instrução e destaca resgate histórico

Governador Ronaldo Caiado inaugura nova sede da Emater, em Goiânia

Governo segue pagando diferenças salariais da Educação devidas desde os anos 1990

Na cidade de Goiás, Caiado faz vistorias e participa de evento da Educação sobre volta às aulas