No Banner to display

segunda-feira, 20 de maio de 2024

segunda-feira, 20 de maio de 2024

No Banner to display

Assédio: Seduc lança projeto de prevenção e combate

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), promoveu a abertura do Projeto de Prevenção e Combate ao Assédio, nesta semana.

Legenda: Projeto de prevenção ao assédio, lançado pela Secretaria da Educação, contou com a participação de representantes da Defensoria Pública Estadual (Foto: Seduc/GO)

O evento deu início ao curso virtual sobre o combate à prática do assédio sexual e moral nas escolas, destinado aos profissionais da rede pública estadual de educação.

Para discutir a respeito do tema no âmbito escolar, a Seduc/GO contou com representantes da Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE/GO) que, juntamente com a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, debateram e abordaram questões sobre o assunto.

ASSÉDIO

Uma das participantes, a defensora pública e coordenadora do Núcleo de Defensorias Especializadas da Infância e Juventude da Capital, Bruna Xavier, auxiliou na estruturação dos conteúdos do curso. No evento, ela destacou a importância de orientar sobre crimes de assédio, condutas e responsabilidades dos profissionais em sala de aula.

“SÃO MUITOS OS DESAFIOS DENTRO DA ESCOLA. É NESSE AMBIENTE ONDE SE ESTABELECEM RELAÇÕES DE CONFIANÇA COM PESSOAS DE FORA DA CONVIVÊNCIA FAMILIAR. NESSE CONTEXTO, FALAR SOBRE ASSÉDIO É EXTREMAMENTE IMPORTANTE”, EXPLICOU A DEFENSORA PÚBLICA.

PARTICIPAÇÃO

Cerca de 4 mil profissionais da Educação já estão inscritos no curso de Prevenção e Combate ao Assédio Sexual. A formação será de forma on-line e, além da DPE/GO, conta com a parceria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/GO).

Para a secretária da Educação, Fátima Gavioli, essa é uma ação que contribui para a proteção e a inviolabilidade da integridade física, psíquica, moral e da dignidade sexual de toda a comunidade escolar e, por isso, é importante que todos participem.

“Nosso objetivo é chegar aos 100% de profissionais inscritos no curso”, destaca Gavioli.

DEFENSORIA PÚBLICA NAS ESCOLAS

Ainda no evento de segunda-feira, Fátima Gavioli anunciou a continuidade da parceria entre a rede pública estadual de Educação e a DPE/GO, com a renovação do projeto Defensoria nas Escolas. O projeto, implantado em 2019, garante que estudantes, professores e servidores da rede pública estadual tenham acesso a informações sobre a Defensoria Pública, noções de cidadania, direitos e deveres mediante as áreas de interesse da comunidade escolar.

Além disso, ação visa estimular a reflexão sobre o estudo e a pesquisa na elaboração de projetos e ações em direitos humanos e o exercício da cidadania no ambiente escolar.

 

Secretaria de Estado da Educação de Goiás- Seduc

Publicações em Alta

PIB de Goiás cresce 4,4% em 2023 e fica acima da média nacional

Polícia Civil prende autor de homicídio e dupla tentativa de homicídio em Caldas Novas

Vereador Everton Jamal leva projeto “Gabinete Itinerante” aos bairros de Caldas Novas

Equatorial Goiás troca 200 chuveiros em Morrinhos