No Banner to display

segunda-feira, 14 de junho de 2021

segunda-feira, 14 de junho de 2021

Aos 81 anos, Academia de PM recebe do governo o complexo de ensino da instituição

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-GO), inaugurou nesta sexta-feira (11/06) um complexo de ensino na Academia de Polícia Militar, em Goiânia.

A entrega da obra marca o aniversário de 81 anos da instituição de ensino, destinada à formação e capacitação dos policiais militares do Estado (Foto: SSP-GO)

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-GO), inaugurou nesta sexta-feira (11/06) um complexo de ensino na Academia de Polícia Militar, em Goiânia. O espaço, que possuía estrutura antiga, foi completamente reformado. A entrega da obra marca o aniversário de 81 anos da instituição de ensino, destinada à formação e capacitação dos policiais militares do Estado.

O chefe da SSP-GO, Rodney Miranda, destacou, durante a solenidade, o importante papel que a PM desempenha hoje, em Goiás, no combate à criminalidade. “O trabalho de vocês é um trabalho de excelência, é um trabalho que muito honra todos vocês perante a sociedade goiana. Um trabalho digno de aplausos. Sintam-se acolhidos e apoiados em todas as iniciativas que estão fazendo para a melhoria da qualidade de vida da nossa população”, disse.

O complexo de ensino conta com oito salas de aula, espaço para atividade física, refeitório, salão e sessões administrativas do Corpo Musical da Polícia Militar. A obra foi viabilizada com recursos do Tesouro Estadual e teve custo total de R$ 991.591,29. Para o Comandante Geral da PMGO, Coronel Renato Brum dos Santos, a reforma reforça a valorização dada pela atual gestão do Governo de Goiás à formação de qualidade das forças policiais. “Toda a especialização, todo aperfeiçoamento, passa por esse solo sagrado. A academia é o nosso berço. Aqui começa a Polícia Militar”, ressaltou.

Durante a cerimônia também foi realizada a formatura da 10ª turma do Curso de Instrutores de Tiro (CIT) – Coronel Edson Rodrigues dos Santos. O nome homenageia o bravo guerreiro da PMGO, vítima da Covid-19. A esposa do militar, Cleubia Pires Soares Correa, participou do evento e foi homenageada, em nome do profissional. “Ele dedicou boa parte da sua carreira à área de armamento da Polícia Militar. Agradeço sua família por ter emprestado o nome dele à turma”, afirmou o Comandante da Academia, Coronel Marco Antônio de Castro Guimarães.

Ao todo, 23 alunos foram capacitados para ministrar instrução sobre o emprego e manuseio de armas de fogo. O curso teve duração de três meses. “Preparamos instrutores de tiro para formarem multiplicadores em todas as unidades da PMGO, atendendo uma demanda importante e necessária”, pontuou. A previsão é de que uma nova turma de instrutores seja iniciada já em agosto deste ano.

Academia de Polícia Militar Conde dos Arcos

A Academia da Polícia Militar de Goiás foi fundada em 11 de junho de 1940. Desde 2010, o local também passou a ser sede do Comando da Academia da PM, tendo como objetivo principal a coordenação, execução e o controle das atividades de ensino de Oficiais e Praças da Polícia Militar do Estado. “Chega aos dias atuais com reconhecimento do Ministério da Educação e do Conselho Estadual de Educação de Goiás, como instituição de ensino superior, responsável pela formação, aperfeiçoamento, capacitação, graduação”, destacou o Coronel Castro.

O local possui ainda pioneirismo, com a criação do primeiro curso de doutorado da Polícia Militar em todo o país. “Atualmente, sedia o curso de doutorado na área de Direito Humanos, em parceria com a UFG [Universidade Federal de Goiás], sendo a primeira Academia da PM no Brasil a realizar o doutorado”, enfatizou. A Academia da Polícia Militar de Goiás recebeu nome próprio em 2020, sendo batizada de “Academia Conde dos Arcos”, conforme a Portaria nº 13.144 de 28 de abril de 2020.

Também participaram da solenidade o Sub-comandante geral da Polícia Militar, Coronel André Henrique Avelar de Sousa; o Deputado Federal, Major Vitor Hugo; o Deputado Estadual, Coronel Adailton; o Chefe da Casa Militar, Coronel Luiz Carlos de Alencar; o Chefe do Estado Maior Estratégico da PMGO, Coronel Evenir da Silva Franco Júnior; o Diretor-geral de Administração Penitenciária, Franz Augusto Marlus Rasmussen Rodrigues; o Superintendente da Polícia Rodoviária Federal de Goiás, Vinícius Veiga Fleury e a reitora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, professora Olga Izilda Ronchi.

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Últimas notícias

Caldas Novas amplia vacinação para pessoas sem comorbidades a partir de 52 anos

Força-tarefa fecha fábricas clandestinas de agrotóxicos

Secretaria de Ação Social e Melhor Idade de Caldas Novas realiza Campanha do Agasalho

Prefeitura de Caldas Novas intensifica retirada de entulhos em toda a cidade