No Banner to display

domingo, 26 de maio de 2024

domingo, 26 de maio de 2024

No Banner to display

Alunos do Basileu França, escola do governo de Goiás, conquistam cinco prêmios em competição de balé nos EUA

Estudantes do Governo de Goiás se destacaram entre os mais de 2,5 mil bailarinos que participaram do Youth America Grand Prix, maior competição e programa de bolsas de estudos de balé do mundo

Bailarinos goianos brilham nos palcos de Nova York: cinco prêmios na bagagem

Estudantes da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França ganharam cinco prêmios no Youth America Grand Prix (YAGP), maior competição e programa de bolsas de estudos de balé do mundo, ocorrida no último final de semana em Nova Iorque (EUA). Goiás traz para casa os segundos lugares nas categorias Sênior Masculina e Pas de Deux Sênior, e o terceiro lugar Pas de Deux Júnior, fora dois prêmios de “top 12” nas categorias júnior e sênior feminina.

“Estamos muito orgulhosos dos nossos estudantes. O balé do Basileu França alcança a marca de 21 prêmios internacionais conquistados nos principais festivais do mundo desde 2023. Isso mostra como os investimentos em ensino técnico de qualidade levam, cada vez mais, o nome de Goiás para o mundo”, relata o titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), José Frederico Lyra Netto. A escola, que compõe a rede de ensino profissionalizante do Governo de Goiás, é mantida pela pasta e gerida pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Contra mais de 2,5 mil bailarinos de vários países na competição, João Pedro Silva e Yasmim Sabag ficaram em segundo lugar na categoria Sênior Pas de Deux, e João Pedro ainda levou o segundo lugar na categoria solo Junior Clássico e Contemporâneo Masculino. Marcus Rufino e Martina Sanchez alcançaram o terceiro lugar na categoria Junior Classical Pas de Deux, enquanto Martina Sanchez e Yasmim Sabag ficaram no top 12 nas categorias solo Junior Clássico e Contemporâneo Feminino e Sênior Clássico e Contemporâneo, respectivamente.

Em 2023, dois bailarinos da escola venceram suas categorias no YAGP. Um deles foi justamente João Pedro, que, neste ano, já ganhou o Prix de Lausanne, competição considerada o “Oscar” do balé mundial, na Suíça. “O Basileu França vem se consolidando como uma instituição profissionalizante que está de igual para igual com outras grandes escolas do mundo e, para Goiás, é a certeza do sucesso no investimento das políticas públicas”, afirma a coordenadora de Dança da EFG em Artes Basileu França, Simone Malta.

YAGP
O YAGP tem seletivas em todo o mundo, que culminam nesta grande final realizada em abril na cidade de Nova Iorque, e é uma competição voltada para bailarinos entre 9 e 19 anos, fornecendo bolsas de estudo em grandes companhias de dança do mundo. Neste ano, além dos quatro vencedores, outros três bailarinos da EFG em Artes Basileu França conquistaram vagas para a final.

Fotos: Secti

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação — Governo de Goiás

Publicações em Alta

PIB de Goiás cresce 4,4% em 2023 e fica acima da média nacional

Polícia Civil prende autor de homicídio e dupla tentativa de homicídio em Caldas Novas

Vereador Everton Jamal leva projeto “Gabinete Itinerante” aos bairros de Caldas Novas

Equatorial Goiás troca 200 chuveiros em Morrinhos