quinta-feira, 30 de junho de 2022

quinta-feira, 30 de junho de 2022

Agro em Dados aponta crescimento de 35,7% na produção goiana de trigo

A produção goiana de trigo deve crescer 35,7% em 2022 e chegar a 175,5 mil toneladas. A estimativa é da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Produção goiana de trigo deve crescer 35,7% em 2022 e chegar a 175,5 mil toneladas (Foto: Wenderson Araújo CNA)

 Esses e outros números estão na edição de junho do Agro em Dados. A íntegra do boletim mensal da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) pode ser encontrada no site: www.agricultura.go.gov.br.

Além de informações sobre trigo, o Agro em Dados deste mês traz análises e números sobre bovinos, suínos, frangos, lácteos, soja e milho. No caso do milho, o boletim mostra que, de janeiro a abril, as exportações goianas aumentaram 74,1% (em valor), na comparação com o mesmo período do ano passado. É possível acompanhar ainda, por meio de gráficos e mapas, indicadores de desempenho como Valor Bruto de Produção (VBP), séries históricas e rankings de principais produtores/exportadores.

“Com estimativa de bater o próprio recorde na produção de grãos e de alcançar o terceiro melhor resultado nacional em produtividade, o agronegócio goiano se mostra cada vez mais forte. O Agro em Dados acompanha esse desempenho mensalmente, oferecendo um retrato do setor primário em Goiás. Conferir o Agro em Dados é estratégico para tomada de decisões”, avalia o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça.

O Agro em Dados traz também um capítulo especial sobre as Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa). O entreposto registrou R$ 1,1 bilhão em negócios no primeiro quadrimestre de 2022, alta de 26,7% em relação aos quatro primeiros meses de 2021. Os principais produtos comercializados foram aves e ovos, hortaliças e frutas. Na edição de junho o leitor fica sabendo ainda da evolução de preços, mês a mês, de quatro produtos (cenoura, tomate saladete, laranja pera rio e banana prata) do portfólio da Ceasa.

Saiba mais
O Agro em Dados é produzido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). O levantamento e a edição das informações estão sob a responsabilidade da Gerência de Inteligência de Mercado da Superintendência de Produção Rural Sustentável. As fontes são: Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP), Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Ministério da Economia. A periodicidade é mensal.

A edição completa do Agro em Dados de abril/2022 pode ser acessada no link: https://www.agricultura.go.gov.br/files/2022/AgroEmDados22/AgroemDados-junhode2022.pdf

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Publicações em Alta

Decreto formaliza o novo Coíndice

Com 23.270 novos CNPJs, Goiás bate recorde em abertura de empresas de janeiro a agosto de 2021, melhor resultado dos últimos cinco anos

Cavalhadas em Pirenópolis serão realizadas em junho

Aprendiz do Futuro contrata cinco mil jovens em todo o Estado