No Banner to display

quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Agro em Dados aponta avanço na produção de arroz em Goiás

A edição de outubro do Agro em Dados tem como principal destaque a cultura do arroz.

Colheita da safra 2020/2021 é 8,7% maior que o total da safra 2019/2020. (Foto: Wenderson Araujo - CNA)

A edição de outubro do Agro em Dados tem como principal destaque a cultura do arroz. Sétimo maior produtor nacional entre os Estados e o Distrito Federal, Goiás deve fechar a safra 2020/2021 com uma colheita de 130,9 mil toneladas do grão. O volume é 8,7% maior que o total da safra 2019/2020. A área cultivada em território goiano foi de 24,2 mil hectares (+7,1%), e a estimativa para produtividade média é de 5,4 toneladas por hectare (+1,5%). As informações estão no boletim que a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) publicada em seu site oficial: www.agricultura.go.gov.br.

O Agro em Dados deste mês traz análises e números (reais e estimativos) de sete segmentos agropecuários: soja, milho, arroz, bovinos, suínos, frangos e lácteos. Os itens abordados incluem valor bruto de produção (VBP), produção total, área plantada, produtividade média, ranking nacional, abates, exportações e principais compradores. O boletim dedica ainda um capítulo especial ao Programa Estadual de Prevenção e Controle de Pragas em Tomate, desenvolvido pela Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa). Goiás é um dos maiores produtores nacionais do fruto.

“O Agro em Dados é uma publicação importante para o nosso produtor, contribui para subsidiar decisões de investimentos e políticas públicas”, avalia o titular da Seapa, Tiago Mendonça. “Estamos colhendo importantes resultados no setor do agronegócio e o Agro em Dados retrata isso de forma consistente, mostrando não apenas onde estamos indo bem, mas também onde podemos melhorar. E vamos melhorar. Estamos trabalhando em parceria, Governo de Goiás, Governo Federal, entidades e empresas, para trazer investimentos, destravar gargalos, pulverizar recursos e propiciar melhores condições de infraestrutura ao produtor que está lá na ponta e que no fim das contas é o verdadeiro responsável pela geração de emprego e renda no campo, nosso maior objetivo”, afirma ele.

Saiba mais

O Agro em Dados é produzido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). O levantamento e a edição das informações estão sob a responsabilidade da Gerência de Inteligência de Mercado da Superintendência de Produção Rural Sustentável. As fontes são: Emater, Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Conab, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Ministério da Economia. A periodicidade é mensal.

Confira aqui o boletim do mês de outubro

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Publicações em Alta

Prefeitura de Caldas Novas inaugura Casa de Apoio em Goiânia

Fazemos uma gestão focada nas pessoas”, diz prefeita de Rio Quente ao inaugurar Posto Avançado do Poder Judiciário

ProGoiás, novo incentivo fiscal do Governo do Estado, atrai 144 empresas

Caiado apresenta ônibus articulado 100% elétrico para circular no Eixo Anhanguera