No Banner to display

sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Agricultor familiar adquire trator com o financiamento elaborado pela Emater

João Luiz, que já conhecia o projeto, procurou o escritório da Emater de Trindade para realizar o financiamento via Pronaf.

O agricultor familiar João Luiz Neto, do município de Trindade, viu sua vida mudar depois que conseguiu a aprovação do financiamento de um trator, obtido com recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) Mais Alimentos. O programa é uma linha de crédito voltada para pequenos agricultores que desejam investir na estrutura produtiva do estabelecimento rural e, por meio de um projeto elaborado pela Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), o equipamento foi adquirido. João Luiz, que já conhecia o projeto, procurou o escritório da Emater de Trindade para realizar o financiamento via Pronaf. Após a apresentação de seus documentos pessoais e a emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), o assistente técnico da Agência, João Machado Neto, estruturou o projeto para a obtenção do maquinário. “Um trator é indispensável hoje, mesmo em pequenas propriedades”, explica o técnico. O produtor é proprietário da Fazenda Marcelino, que possui aproximadamente 39 hectares, onde trabalha com gado de leite. Agora, com o trator adquirido, ele pretende desenvolver atividades como pastagem, roçagem e adubação. Além disso, o agricultor utilizará a máquina no preparo da terra para plantação de milho para silagem. “Com 30 dias eu consegui pegar o trator. Para mim foi bom demais porque se for depender dos outros, não dá para plantar e colher. Se não fosse o trator, eu não iria plantar nada”, conta João Luiz. Como sua propriedade é pequena, o produtor utilizará o tempo ocioso do maquinário prestando serviços para outras propriedades, mais uma alternativa para complementar a renda. “Trindade é um município que tem pouca máquina, então existe um campo bom para fazer serviço para terceiros”, pontua João Machado. Crédito Rural Em Goiás, a Emater é um dos principais canais para que produtores da agricultura familiar tenham acesso a recursos disponibilizados por linhas de Crédito Rural. A instituição oferece aos produtores o serviço de assessoria para a elaboração de projetos junto aos agentes financeiros. De acordo com o Agro em Dados, publicação da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), no primeiro semestre de 2021, a entidade foi responsável por facilitar o aporte de mais de R$ 60 milhões na economia goiana, por meio da elaboração de 746 projetos. O financiamento pelo Pronaf é voltado para os integrantes do programa, por isso é importante que o agricultor familiar tenha em mãos a DAP. Os valores do crédito podem ser destinados ao custeio e investimento em implantação, ampliação ou modernização da estrutura de produção, beneficiamento, industrialização e de serviços no estabelecimento rural ou em áreas comunitárias rurais próximas. Para inscrever propostas, basta procurar o escritório local da Emater mais próximo. Editado por Márcia Fabiana via Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária- Emater

O agricultor familiar João Luiz Neto, do município de Trindade, viu sua vida mudar depois que conseguiu a aprovação do financiamento de um trator, obtido com recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) Mais Alimentos. O programa é uma linha de crédito voltada para pequenos agricultores que desejam investir na estrutura produtiva do estabelecimento rural e, por meio de um projeto elaborado pela Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), o equipamento foi adquirido.

João Luiz, que já conhecia o projeto, procurou o escritório da Emater de Trindade para realizar o financiamento via Pronaf. Após a apresentação de seus documentos pessoais e a emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), o assistente técnico da Agência, João Machado Neto, estruturou o projeto para a obtenção do maquinário. “Um trator é indispensável hoje, mesmo em pequenas propriedades”, explica o técnico.

O produtor é proprietário da Fazenda Marcelino, que possui aproximadamente 39 hectares, onde trabalha com gado de leite. Agora, com o trator adquirido, ele pretende desenvolver atividades como pastagem, roçagem e adubação. Além disso, o agricultor utilizará a máquina no preparo da terra para plantação de milho para silagem. “Com 30 dias eu consegui pegar o trator. Para mim foi bom demais porque se for depender dos outros, não dá para plantar e colher. Se não fosse o trator, eu não iria plantar nada”, conta João Luiz.

Como sua propriedade é pequena, o produtor utilizará o tempo ocioso do maquinário prestando serviços para outras propriedades, mais uma alternativa para complementar a renda. “Trindade é um município que tem pouca máquina, então existe um campo bom para fazer serviço para terceiros”, pontua João Machado.

Crédito Rural

Em Goiás, a Emater é um dos principais canais para que produtores da agricultura familiar tenham acesso a recursos disponibilizados por linhas de Crédito Rural. A instituição oferece aos produtores o serviço de assessoria para a elaboração de projetos junto aos agentes financeiros. De acordo com o Agro em Dados, publicação da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), no primeiro semestre de 2021, a entidade foi responsável por facilitar o aporte de mais de R$ 60 milhões na economia goiana, por meio da elaboração de 746 projetos.

O financiamento pelo Pronaf é voltado para os integrantes do programa, por isso é importante que o agricultor familiar tenha em mãos a DAP. Os valores do crédito podem ser destinados ao custeio e investimento em implantação, ampliação ou modernização da estrutura de produção, beneficiamento, industrialização e de serviços no estabelecimento rural ou em áreas comunitárias rurais próximas. Para inscrever propostas, basta procurar o escritório local da Emater mais próximo.

Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária- Emater

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Publicações em Alta

Goiana disputa vaga para as Olimpíadas Internacionais de Química

Jogos Abertos classificam mais equipes para fase regional

Atividades presenciais na Alego foram retomadas nessa 2ª-feira, 2, das 7 às 19 horas, podendo atingir até 50% do efetivo

Reconhecer e valorizar