No Banner to display

quinta-feira, 25 de julho de 2024

quinta-feira, 25 de julho de 2024

No Banner to display

Novo Mapa do Turismo de Goiás passa a contar com 86 municípios

Treze cidades saíram e outras quatro entraram para nova configuração, divulgada pela Goiás Turismo. Ao todo, Goiás conta com 12 regiões turísticas

Novo Mapa do Turismo de Goiás conta com 86 municípios distribuídos em 12 regiões turísticas

O Governo de Goiás, por meio da Goiás Turismo, divulgou, nesta quarta-feira (19/06), o novo Mapa do Turismo 2024, que passa a contar com 86 municípios, distribuídos em 12 regiões turísticas (Ouro, Chapada dos Veadeiros, Chapada das Emas, Estrada de Ferro, Águas Quentes, Encantos do Planalto Central, Negócios e Tradições, Lagos do Paranaíba, Pegadas no Cerrado, Terra Ronca, Serra da Mesa e Vale do Araguaia).

Treze municípios saíram do Mapa porque não cumpriram os requisitos exigidos pelo Ministério do Turismo. São eles: Bonfinópolis, Santa Cruz de Goiás, Goiandira, Novo Gama, Aurilândia, Damianópolis, Divinópolis, Nova Roma, Buriti de Goiás, Jaraguá, Mossâmedes, Mundo Novo e Teresina de Goiás.

Já outras quatro cidades se empenharam e conseguiram entrar para a nova configuração do Mapa do Turismo: Anhanguera, menor município de Goiás, com cerca de mil habitantes, e reconhecido pela festa do limão taiti; Catalão, com o turismo de negócios consolidado e as tradicionais Congadas; Cidade Ocidental, reconhecida pela gastronomia com base no doce de marmelo, patrimônio cultural e imaterial de Goiás; e Campinorte, banhado pelo Lago Serra da Mesa.

De acordo com os critérios obrigatórios do Ministério do Turismo, para entrar ou permanecer no Mapa a gestão municipal deve enviar documentação comprovando a existência do órgão ou entidade responsável pela atividade; destinar dotação para o turismo na lei orçamentária anual; possuir Conselho Municipal de Turismo ativo e comprovar a participação em uma Instância de Governança Regional. Os dados enviados pelos municípios foram validados pela Goiás Turismo e homologados pelo Mtur. Os gestores municipais podem consultar e obter o certificado de adesão no site: mapa.turismo.gov.br.

Investimentos Públicos
O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que define a área a ser trabalhada, prioritariamente, pelo Ministério do Turismo no âmbito do desenvolvimento das políticas públicas. O mapeamento permite uma visão ampla do potencial turístico brasileiro, facilitando a gestão e a distribuição de recursos de forma mais eficaz.

Para o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, o Mapa do Turismo é um importante instrumento que reúne os municípios com potencial turístico. “Ele possibilita ao poder público a identificação das necessidades de investimentos e ações de promoção para cada região turística do estado”, completou.

Segundo o coordenador de estruturação de destinos e produtos turísticos da Goiás Turismo e interlocutor do Programa de Regionalização do Ministério do Turismo, Luciano Guimarães, o recorte territorial estimula os municípios a se organizarem através de regiões com características similares, fortalecendo a política pública local. “Todo município tem que fazer a lição de casa. São critérios obrigatórios a se cumprir. Alguns estão comemorando seja por entrar, pela primeira vez, para o Mapa ou por voltar a fazer parte dele”, informou.

Agência Estadual de Turismo – Governo de Goiás

 

WhatsApp Image 2024 06 19 at 15.29.20 1

Publicações em Alta

Polícia Civil prende autor de homicídio e dupla tentativa de homicídio em Caldas Novas

Equatorial Goiás troca 200 chuveiros em Morrinhos

Detran disponibiliza Disque-Guincho para remoção de veículos

Prefeitura de Caldas Novas espera receber 150 mil pessoas no Feriado de Tiradentes

No Banner to display