No Banner to display

quinta-feira, 18 de julho de 2024

quinta-feira, 18 de julho de 2024

No Banner to display

Goiânia terá ‘carros voadores’ a partir de 2026

A startup busca revolucionar o modelo de transporte no país. A previsão é que até 2026, os carros já estejam circulando em grandes estados, como Goiás

Carro voador deve chegar em Goiânia em 2026 | Foto: reprodução

Se você se espantou ou ficou curioso ao ouvir falar sobre carros voadores no Brasil, saiba que eles são reais e não são de outro planeta. Você pode desconhecer, mas o Brasil é protagonista quando o assunto é carro voador. A startup Eve, subsidiária da Embraer, é uma das maiores desenvolvedoras de eVTOLs, sigla em inglês para aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical, com 2,8 mil intenções de compra pelo mundo.

Desde 2021, a brasileira Eve vem fechando acordos para a construção de eVTOLs com empresas de todo o mundo, a maior parte deles com entrega prevista para 2026. A empresa projeta que em até três anos os brasileiros irão fazer pequenos trajetos em carros voadores.

A startup Eve é subsidiária da Embraer e pode trazer para Goiânia essa realidade, que a até então, era um pensamento do futuro, ou coisa de ficção.

A pioneira será a capital carioca, depois as operações irão se expandir para Goiânia, Belo Horizonte, Brasília, São Paulo, Florianópolis, Fortaleza, Camboriú, Natal, Recife e Salvador.

“Espera-se que o mercado cresça rapidamente e, em 2035, o Rio de Janeiro poderá ter até 37 vertiportos e 245 eVTOLs. Em um futuro próximo, espera-se que 4,5 milhões de passageiros viajem em mais de 100 rotas anualmente na região metropolitana do Rio de Janeiro, gerando cerca de 7 mil empregos diretos e indiretos e US$ 220 milhões em receita anual”, diz a empresa em um documento sobre o projeto de mobilidade aérea.

De acordo com a projeção da empresa, a expectativa é que até 2026, 23 mil carros voadores estejam operando em grandes cidades.

O que é o carro voador?

Tecnicamente, o carro voador é designado pela sigla de decolagem e aterragem vertical. Os helicópteros são veículos da mesma categoria. A principal diferença entre os carros voadores e os helicópteros é que os primeiros deverão ser elétricos.

Carro voador, skycar, aerocarro, ou ainda, aerocar, é um tipo de veículo que pode funcionar tanto como um carro pessoal ou uma aeronave. Todos os modelos operáveis já produzidos necessitam de um processo manual ou automático de conversão entre os dois modos de operação.

Os carros voadores são mais próximos dos drones, tecnicamente denominados de veículos aéreos não tripulados (Vants). A diferença está, além de não ter tripulação, no fato de que os drones são bem mais leves e simples, podendo ser pilotados remotamente e a quilômetros de distância.

 

FONTE: PORTAL 6

Publicações em Alta

Polícia Civil prende autor de homicídio e dupla tentativa de homicídio em Caldas Novas

Equatorial Goiás troca 200 chuveiros em Morrinhos

Prefeitura de Caldas Novas espera receber 150 mil pessoas no Feriado de Tiradentes

Educação abre período de matrículas para 2024

No Banner to display