No Banner to display

domingo, 19 de maio de 2024

domingo, 19 de maio de 2024

No Banner to display

Prefeitura de Caldas Novas investe em ações para reduzir acidentes de trânsito

No mês dedicado à campanha Maio Amarelo, de conscientização para redução de acidentes de trânsito, o prefeito de Caldas Novas, Kleber Marra, anunciou medidas para minimizar esse problema no município.

Segundo dados do Corpo de Bombeiros, em 2021 foram registrados 569 acidentes e em 2022 o número de ocorrências foi de 534. Na última semana, foi entregue para a Superintendência Municipal de Mobilidade (SMM) uma nova frota de veículos para fiscalização de trânsito com 5 caminhonetes Toro e 10 motos XR300.

De acordo com o prefeito, também foi adquirido sistema de rádio com geomonitoramento para todas as viaturas e agentes de trânsito. “Estamos na fase final do processo de implantação do novo sistema chamado ‘cidade inteligente’. Com câmeras que identificam placas, não uso do cinto de segurança, uso de celular ao volante, entre outras infrações. Em conjunto com este sistema estão também os redutores de velocidade (radares) fixos e sistema de fiscalização de semáforos e cruzamentos”, destacou Kleber Marra.

O superintendente de Mobilidade, Murilo Henrique de Almeida, a SMM realiza diversas ações educativas nas unidades escolares e nas vias públicas, conforme calendário estabelecido com a Diretoria Educacional do órgão. “Foi implantado na gestão atual o projeto Agente de Trânsito Mirim, que formou 43 crianças no ano passado. Dessas 43, três delas são monitores das novas turmas, que atualmente contam com 30 alunos em formação”, disse ele.

Na Praça do Trânsito, em frente à sede da SMM são realizadas semanalmente ações educativas com as crianças da rede municipal de educação. Conforme conta o superintendente, estas ações são acompanhadas e monitoradas por agentes de trânsito com a participação dos Agentes de Trânsito Mirim.

Murilo explica também que através de uma parceria com o Corpo de Bombeiros foi possível ter acesso ao relatório completo de 2022, com locais de acidentes de trânsito em nossa cidade. “Lembrando que todas as ações de intervenção implementadas pela SMM passam por estudo técnico do Departamento de Engenharia de Trânsito, que agora foi estruturado com a contratação de engenheiro de trânsito, equipamentos, computadores, veículos, etc”, contou.

Os investimentos seguem avançando para reduzir o número de acidentes na principal cidade turística de Goiás. Faixas elevadas de pedestre, construídas já nas especificações estabelecidas em normas, estão sendo implantadas na cidade. A primeira foi na Av. E, no Setor Itanhangá e a segunda na Av. da AABB, no Setor Belvedere, ambas feitas em parceria com a iniciativa privada.

Murilo informa ainda que foram trocados todos os computadores da SMM para que os agentes possam acompanhar o maior número e fluxo de informações em razão da modernização do sistema de monitoramento. “E está em fase final de licitação o sistema de gestão técnica, administrativo e operacional da superintendência, em que nossos usuários poderão acessar vários serviços via web. Além do mapeamento e classificação com registro fotográfico de todos os veículos apreendidos que ainda estão nos pátios do órgão”, falou ele.

O superintendente ressalta também que foi aprovada uma lei municipal que permite a terceirização do pátio, gerando maior segurança e independência no processo de recolhimento, guarda e leilão de veículos. “E temos ainda um programa de melhoria estrutural da SMM. Já entregamos o novo galpão para frota, reforma e adequação das salas e espaço administrativo e pintura geral. Além da climatização de todos os ambientes de trabalho, inclusive a guarita da entrada do pátio”, concluiu.

Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Caldas Novas

Publicações em Alta

PIB de Goiás cresce 4,4% em 2023 e fica acima da média nacional

Polícia Civil prende autor de homicídio e dupla tentativa de homicídio em Caldas Novas

Vereador Everton Jamal leva projeto “Gabinete Itinerante” aos bairros de Caldas Novas

Equatorial Goiás troca 200 chuveiros em Morrinhos