No Banner to display

segunda-feira, 20 de maio de 2024

segunda-feira, 20 de maio de 2024

No Banner to display

Forças de segurança reforçam atuação na 76ª Exposição Agropecuária

As forças de segurança de Goiás participam da 76ª Exposição Agropecuária do Estado, que ocorre em Goiânia, de 18 a 28 de maio.

Forças de segurança do Estado participam da 76ª Exposição Agropecuária do Estado de Goiás e reforçam vigilância no parque e arredores (Foto: Divulgação SSP)

Além de ter estandes montados na exposição, as equipes trabalham com reforço no patrulhamento, registros de ocorrência e orientações para o público.

Durante a abertura do evento, o secretário de Segurança Pública, Renato Brum dos Santos, ressaltou a importância e a estratégia de segurança para um evento dessa extensão.

“Foi feito um grande planejamento entre as forças de segurança e estaremos presentes com a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil, a Polícia Penal, Polícia Técnico-Científica e com o Procon. Estaremos presentes não só na parte interna, como na parte externa da festa com nossos operadores para dar segurança de forma efetiva a todos os usuários para que seja uma grande festa”, afirmou.

FORÇAS DE SEGURANÇA

A Superintendência de Ações e Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública tem no espaço o equipamento ERB (Estação Rádio Base) com capacidade de alcance de 25 quilômetros, disponível para qualquer ocorrência em que se faça necessária a comunicação em local que não exista capacidade de transmissão, funcionando como uma repetidora móvel.

A Polícia Militar do Estado de Goiás reforçou a segurança interna e externa do local com atuação ostensiva e preventiva, adaptada conforme a especificidade de cada show e para cada demanda específica que houver nos 10 dias de evento.

Um dos procedimentos adotados para coibir a criminalidade será a triagem inicial, uma estratégia que evita a entrada de objetos e produtos ilícitos. Haverá uma central de policiamento no interior do evento, além de viaturas e policiais militares a pé.

Foram montadas estruturas que estarão presentes no palco e na arena de shows com a presença de policiais militares, uma base móvel (comunitária) e outra fixa (central), além de equipes em duplas percorrendo todo o perímetro interno. No perímetro externo, viaturas estão posicionadas em locais estratégicos e outras no patrulhamento.

A Polícia Civil do Estado de Goiás montou estande com o objetivo de apresentar aos visitantes o trabalho desenvolvido pela instituição, assim como oferecer atendimento imediato às demandas que necessitem de procedimento policial, como registro de ocorrência, exposição e orientação da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Rurais (DERCR) e também exposição de armas e instrumentos da Coordenação de Operações e Recursos Especiais-Core/GT3.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBM) realiza trabalho preventivo durante o evento. Envolvidas desde o planejamento, as equipes estão fornecendo orientações e fiscalizando o cumprimento das normas de segurança contra incêndios e pânico por parte das empresas participantes da exposição.

O CBM lançou a Operação Pecuária 2023, que envolve equipes e veículos especializados em combate a incêndios, salvamento e suporte avançado. Além disso, foram designados bombeiros militares como socorristas durante os dias de shows, assim como o Grupamento de Ações e Respostas Rápidas (GARRA).

A Polícia Penal de Goiás, por meio de parceria entre a DGAP e a SGPA, promoveu a reforma parcial dos estandes do parque de exposições. Os trabalhos foram realizados por custodiados do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia.

No estande da Polícia Penal, os visitantes podem conhecer equipamentos dos grupamentos especializados Gope (Grupo de Operações Penitenciárias Especiais) e o GTAE (Grupo Tático de Ações e Escolta), além de artigos fabricados dentro do Complexo Prisional com a mão de obra carcerária, como brinquedos, mesas, cadeiras e objetos de decoração.

Além disso, a Polícia Penal instalou uma central de monitoramento de presos com tornozeleira eletrônica dentro do Parque de Exposições, que atua 24 horas por dia. O objetivo é evitar que custodiados impedidos judicialmente de frequentar eventos ou sair de casa no período noturno frequentem o local.

A Polícia Técnico-Científica contará com reforço nas equipes que ficarão de prontidão no caso de acionamento para atendimento de alguma ocorrência nos dias de evento.

O Procon Goiás também atuará na parte de fiscalização durante a 76ª Exposição Agropecuária do Estado de Goiás.

 

Publicações em Alta

PIB de Goiás cresce 4,4% em 2023 e fica acima da média nacional

Polícia Civil prende autor de homicídio e dupla tentativa de homicídio em Caldas Novas

Vereador Everton Jamal leva projeto “Gabinete Itinerante” aos bairros de Caldas Novas

Equatorial Goiás troca 200 chuveiros em Morrinhos