No Banner to display

quinta-feira, 18 de julho de 2024

quinta-feira, 18 de julho de 2024

No Banner to display

Caiado celebra chegada de novos integrantes do Corpo de Bombeiros

Os 250 novos alunos, soldados e cadetes, do Comando da Academia e Ensino Bombeiro Militar (CAEBM) foram recebidos pelo governador Ronaldo Caiado, na manhã desta quarta-feira (25/10).

Ronaldo Caiado em visita aos bombeiros: “Vocês criaram uma escola de como realmente ter uma prestação de serviço de qualidade à sociedade” (Foto: Wesley Costa)

Eles integram o grupo dos 612 aprovados em concurso público do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás realizado em 2022.

A perspectiva é que todos os novatos integrem os quadros da corporação entre janeiro e fevereiro de 2024. Na solenidade de recepção, Caiado entregou três viaturas e 137 equipamentos de proteção respiratória, totalizando R$ 1,3 milhão em investimento.

“Quando recebi o governo, tínhamos talvez pouco mais de 2 mil bombeiros militares em uma tropa que precisava de ser reoxigenada pelos anos e anos de trabalho. Estamos inserindo mais de 600 novos bombeiros militares. Veja bem a relevância de acrescer 30% de pessoas que estão sendo muito bem treinadas, para poder atender toda a demanda da população”, disse Caiado.

Em seu discurso, o governador exaltou valores da corporação, como a coragem, determinação, solidariedade, especialmente durante a pandemia, e frisou que se Goiás chega a este patamar de referência nacional em segurança pública, parcela importante deve-se ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás.

“Vocês criaram uma escola de como realmente ter uma prestação de serviço de qualidade à sociedade. São nossos bombeiros que realmente garantem esse desenvolvimento de Goiás e a proteção à vida.”

NOVOS INTEGRANTES DO CORPO DE BOMBEIROS

No curso de formação, que teve início em setembro, os alunos são sendo preparados para enfrentar situações de emergência e salvar vidas em nome da comunidade. Conhecido por sua rigorosa preparação, abrange uma ampla gama de disciplinas, desde combate a incêndios e resgate em áreas de difícil acesso até atendimento pré-hospitalar.

Os alunos passam ainda por treinamentos físicos, simulações realistas e aulas de conhecimentos teóricos, tudo com o objetivo de capacitá-los a enfrentar as complexidades da profissão.

Já os aprovados no concurso de 2º Tenente Médico e Odontólogo e Soldados Músicos deram início, neste mês de outubro, ao estágio de adaptação. São 52 novos integrantes na corporação nessas funções. Juntamente com esses novos soldados, o Corpo de Bombeiros está comprometido em manter a segurança e proteger vidas dos goianos.

novos integrante s do Corpo de Bombeiros
Alunos são sendo preparados para enfrentar situações de emergência e salvar vidas em nome da comunidade (Foto: Wesley Costa)

No ato, Caiado recebeu a réplica de um braçal, símbolo de liderança entre os alunos, aquele que guia seu pelotão. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBM-GO), coronel Washington Luiz Vaz Júnior, afirmou que a corporação no Brasil vive um momento singular.

“Estou na oitava reunião com os comandantes gerais do Brasil e ninguém tem expandido como Goiás na corporação. O senhor teve uma visão de entender que a corporação do bombeiro não diminui em nenhuma das outras instituições”, relatou.

NOVO FARDAMENTO

A ocasião também marcou a apresentação do novo fardamento operacional da corporação. Além do fardamento caqui, usado no dia a dia do bombeiro militar, o CBMGO introduz no rol de uniformes o fardamento especial laranja, que é uma convenção nacional em operações de desastres no país.

O laranja, cor oficial do salvamento, é altamente visível e permite fácil identificação da equipe no campo de operações, sejam em desastres, alagamentos, soterramentos ou incêndios em vegetação.

Bombeiros novo fardamento
Fardamento especial laranja passa a integrar rol de uniformes do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (Foto: Wesley Costa)

 

Publicações em Alta

Polícia Civil prende autor de homicídio e dupla tentativa de homicídio em Caldas Novas

Equatorial Goiás troca 200 chuveiros em Morrinhos

Prefeitura de Caldas Novas espera receber 150 mil pessoas no Feriado de Tiradentes

Educação abre período de matrículas para 2024

No Banner to display