No Banner to display

segunda-feira, 20 de maio de 2024

segunda-feira, 20 de maio de 2024

No Banner to display

165 municípios goianos não tiveram homicídios no primeiro trimestre de 2024

Levantamento da Secretaria de Segurança Pública também mostra redução significativa de crimes como roubo a transeuntes, roubos de veículos e roubos a comércio em Goiás

Caiado em evento com as forças de segurança: “Nossa polícia é feita para proteger o povo”

Cento e sessenta e cinco municípios goianos não registraram homicídio no primeiro trimestre de 2024, e em todo o estado houve redução de 24% nesta modalidade de crime no período. Os dados foram compilados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO). Para o governador Ronaldo Caiado, os resultados mostram que as forças policiais goianas estão cumprindo sua missão constitucional. “Hoje 7 milhões de pessoas são as grandes beneficiárias deste trabalho. Nossa polícia é a melhor do país e é feita para proteger o povo”, acrescenta.

Divulgado esta semana, o levantamento da SSP-GO também aponta números positivos em outras modalidades de delitos. Na comparação com o mesmo período do ano passado, de janeiro a março deste ano houve redução, por exemplo, de 33% nos casos de roubo a transeuntes e 34% em roubos de veículos e roubos a comércio.

Ainda no segmento de crimes violentos contra o patrimônio, os casos de roubos em residência caíram 14% no primeiro trimestre do ano; roubos de cargas, 92%. Mais uma vez, não houve qualquer registro de roubo a instituição financeira. Os crimes não violentos contra o patrimônio seguiram a tendência de queda. Os furtos de veículos recuaram 27%; furtos em comércio, 16%; furtos em residências, 20%; e furtos a transeuntes, 34%.

A segurança rural foi outra área que obteve resultados positivos, com redução de 20% nos roubos em propriedades rurais e 6% nos furtos de propriedade rural. O investimento em tecnologia e infraestrutura, como o Centro de Comando e Controle Rural, tem contribuído para tornar a segurança no campo em Goiás uma referência para o país, com monitoramento 24 horas e atuação em todos os municípios goianos.

Comparação com 2018
Em relação ao primeiro trimestre de 2018, os resultados alcançados pelas forças de segurança estaduais de janeiro a março de 2024 são ainda mais expressivos. Para citar alguns exemplos entre os crimes de naturezas prioritárias, os homicídios dolosos caíram 61% na comparação entre os dois períodos; latrocínios, 83%; roubos a transeuntes, 88%; roubos em comércios, 89%; roubos de veículos, 94%; roubos de cargas, 99%. Já os roubos a instituições financeiras foram zerados.

Fotos: Secom
Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Publicações em Alta

PIB de Goiás cresce 4,4% em 2023 e fica acima da média nacional

Polícia Civil prende autor de homicídio e dupla tentativa de homicídio em Caldas Novas

Vereador Everton Jamal leva projeto “Gabinete Itinerante” aos bairros de Caldas Novas

Equatorial Goiás troca 200 chuveiros em Morrinhos