No Banner to display

quinta-feira, 25 de julho de 2024

quinta-feira, 25 de julho de 2024

No Banner to display

Vacina contra gripe está disponível para população em geral a partir dos seis meses de idade

Imunizante está sendo aplicado em todos os postos de saúde dos 246 municípios goianos

Vacina contra gripe está disponível para população em geral a partir dos 6 meses de idade nos postos de todos os municípios do Estado

Antes acessível apenas para grupos de maior risco, agora a vacina contra gripe de forma gratuita está disponível para toda a população a partir dos seis meses de idade, nas salas de vacina dos 246 municípios goianos. A vacinação é o principal meio de prevenção contra a Influenza, vírus causador da gripe que se dissemina com maior facilidade nesse mês de julho, marcado por baixas temperaturas e clima seco.

Especialistas explicam que no inverno são comuns a baixa umidade do ar, as alterações bruscas de temperatura e o aumento da poluição atmosférica, fatores preocupantes para quem sofre de doenças respiratórias crônicas. Também nos dias frios, as pessoas costumam ficar mais tempo em ambientes fechados, com pouca ventilação, o que favorece o desencadeamento de doenças respiratórias e também a transmissão de vírus.

A gripe é caracterizada por febre associada a coriza, tosse, dores musculares e de cabeça, e que pode evoluir para quadros graves, como pneumonia. Com a baixa cobertura vacinal, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) convoca as pessoas que ainda não se vacinaram a procurarem as salas de vacinação instaladas nos municípios. A imunização é necessária, principalmente, para crianças, idosos e pessoas com comorbidades, considerados grupos de risco.

A campanha de vacinação contra a Influenza teve início em 4 de abril, para grupos prioritários, e em 25 de junho foi ampliada para todas as pessoas com seis meses ou mais de idade. A SES recebeu 2.474.400 doses da vacina, encaminhadas pelo Ministério da Saúde, das quais já aplicou 1.219.718 doses.

Foto: Britto

Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás

Publicações em Alta

Polícia Civil prende autor de homicídio e dupla tentativa de homicídio em Caldas Novas

Equatorial Goiás troca 200 chuveiros em Morrinhos

Detran disponibiliza Disque-Guincho para remoção de veículos

Prefeitura de Caldas Novas espera receber 150 mil pessoas no Feriado de Tiradentes

No Banner to display