No Banner to display

quarta-feira, 29 de maio de 2024

quarta-feira, 29 de maio de 2024

No Banner to display

Saúde amplia acesso a medicamento preventivo ao HIV

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) desenvolve estratégias para ampliar o acesso a medicamento preventivo ao vírus HIV, causador da Aids.

Medicamento utilizado pela rede pública estadual de saúde como uma das prevenções contra o HIV na Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) (Foto: Iron Braz)

Uma dessas iniciativas é o Projeto PrEP até Você, criado pela Coordenação de Assistência às Infecções Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais da Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde (Spais/SES-GO).

O projeto-piloto está sendo implantado em Goiânia, por meio de parceria da SES com as Secretarias Municipais de Direitos Humanos e de Saúde, por meio do Centro de Referência em Diagnóstico e Terapêutica da capital (CRDT).

O objetivo é ampliar a informação sobre as estratégias variadas de prevenção ao HIV e permitir a oferta da Profilaxia Pré-exposição (PrEP) a pessoas que, geralmente, não têm acesso aos serviços de saúde.

MEDICAMENTO PREVENTIVO

O primeiro atendimento é feito na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA) de Goiânia, com agendamento prévio pelo telefone 3201-7894. Posteriormente, o acompanhamento é feito no CRDT.

Os interessados devem ser moradores da capital e terem cartão SUS com inscrição no município. Na consulta, são ofertados também autotestes de HIV, preservativos internos, externos e gel lubrificante.

“O nosso objetivo é ampliar o acesso da PrEP à população, enfatizando sobre os benefícios e a importância do uso desse medicamento como medida de prevenção ao HIV”, destaca a idealizadora do projeto, Daniele Afonso.

É relevante esclarecer que a PrEP é um método de prevenção que não substitui o uso do preservativo nas relações sexuais, uma vez que não previne contra outras infecções sexualmente transmissíveis, como sífilis, gonorreia, dentre outras.

DISTRIBUIÇÃO

A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV constitui-se no uso diário de medicamento disponibilizado, gratuitamente, pelo Sistema único de Saúde (SUS). O fármaco oferecido atualmente pelo SUS em Goiás na PrEP é o Entricitabina + Fumarato de Tenofovir Desoproxila.

O medicamento é distribuído à população goiana em 17 Serviços de Assistência Especializada (SAE) localizados em Águas Lindas de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Caldas Novas, Catalão, Cidade Ocidental, Goiânia (CRDT e HDT), Iporá, Itumbiara, Jataí, Novo Gama, Rio Verde, Santo Antônio do Descoberto, Uruaçu e Valparaíso de Goiás.

Para ter acesso ao medicamento, o usuário deve procurar a unidade de atenção básica do município onde mora para ser inserido no sistema de regulação, ou procurar um Serviço de Assistência Especializada (SAE) mais próximo.

 

Publicações em Alta

Polícia Civil prende autor de homicídio e dupla tentativa de homicídio em Caldas Novas

Vereador Everton Jamal leva projeto “Gabinete Itinerante” aos bairros de Caldas Novas

Equatorial Goiás troca 200 chuveiros em Morrinhos

Para acabar com modelo atual da área azul, Kleber Marra abre novo processo administrativo contra empresa responsável