A Prefeitura de Caldas Novas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, prossegue com a campanha de intensificação das ações de combate ao Aedes aegypti no município e realizará, nesta quarta-feira, 13, mais um Mutirão, tendo como ponto de apoio e saída das equipes, o Centro de Ensino Juscelino Kubitschek. O objetivo é orientar à população e eliminar possíveis criadores do mosquito transmissor de doenças, como a dengue, chikungunya, zika.
Nesta etapa da busca ativa, os agentes visitarão imóveis (residenciais e comerciais) dos setores Itaicí I e II, com ações orientativas de conscientização e prevenção, visando envolver, mobilizar e engajar a população na luta contra o mosquito. A coordenação de Endemias solicita ainda, que a população colabore efetivamente com a ação, permitindo a vistoria pelos agentes, que estarão devidamente identificados.
A iniciativa objetiva também, o recolhimento de materiais inservíveis acumulados em terrenos baldios, como entulhos, materiais descartáveis, e tudo que possa servir como possível criadouro. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano – SEDUR orienta que a população colabore na limpeza urbana e evite o descarte irregular em lotes ou vias públicas.
A prevenção é a melhor forma de combater a doença. É importante que a população mantenha sempre suas casas e quintais limpos. Evitar água parada, esvaziar garrafas, não estocar pneus em áreas descobertas, não acumular água em lajes ou calhas, colocar areia nos vasos de planta e cobrir bem tonéis e caixas d’água, também são algumas iniciativas básicas para evitar a proliferação do vetor.
Manter a cidade limpa e sem criadouro do mosquito é um dever de todos!