No Banner to display

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Hurso comemora dez anos com programação especial

O Hospital de Urgências da Região Sudoeste Dr. Albanir Faleiros Machado (Hurso) comemorou dez anos de funcionamento na última sexta-feira (2).

Zaida Oliveira trabalha no Hurso desde a fundação: “É muito bom poder ajudar um paciente” (Fotos: Myla Alves/IPGSE)

O Hospital de Urgências da Região Sudoeste Dr. Albanir Faleiros Machado (Hurso) comemorou dez anos de funcionamento na última sexta-feira (2). Para celebrar a data, a direção da unidade do Governo de Goiás no Sudoeste do Estado preparou uma programação especial para colaboradores e pacientes, na sexta-feira e no sábado, a fim de contemplar todas as equipes plantonistas. Todas as ações obedeceram às medidas de segurança contra a Covid-19.

Os profissionais da unidade gerida pelo Instituto de Planejamento e Gestão de Serviços Especializados (IPGSE)  foram recepcionados no início dos plantões pelos coordenadores e gestores do hospital. Eles foram agraciados com uma apresentação especial do coral Zoe, de Rio Verde, que cantou pelos corredores. Essa é a segunda vez que o grupo se apresenta na unidade de saúde, emocionando pacientes, acompanhantes e colaboradores.

Raimundo Rodrigues, de 64 anos, mora em Rio Verde e está internado desde o dia 30 de junho na unidade, para tratar de um ferimento na mão, depois de se acidentar com uma ferramenta. Ele aprovou a apresentação. “Foi muito bom. Muda o ambiente e deixa mais alegre, foi uma experiência ótima”, afirmou.

A filha do idoso, Rosária Rodrigues, o acompanha na internação e elogiou a iniciativa. “É de muita sensibilidade o hospital pensar nisso. Acordamos já com muita alegria ao ouvir as músicas, torna o ambiente bem melhor”, opinou.

Valorização profissional

Um mural de fotos dos colaboradores foi instalado no corredor, a fim de prestigiar aqueles que fazem a assistência acontecer. Eles ainda receberam frases de apoio, acolhimento e motivação. Para o diretor-geral e técnico, Ubyratan Coelho, o reconhecimento contribui para a motivação no trabalho.

Segundo ele, o clima organizacional é muito diferente daquele encontrado no início da gestão. “A gente percebe a satisfação do colaborador. Nosso maior interesse é resgatar esse orgulho de ser parte da equipe, pois isso reflete no atendimento prestado ao paciente”, destacou.

O superintendente operacional e administrativo, Murilo Almeida, concorda. “Comemorar os dez anos do Hurso é um momento muito especial, e os profissionais fazem parte disso. É nítida a motivação nas pessoas ao serem lembradas por estarem fazendo o seu melhor. Isso traz um resultado muito positivo na assistência e no cuidado com o paciente”, opinou.

Cardápio especial

As refeições servidas também foram pensadas especialmente para a data, e bombons foram entregues para adoçar o dia. O refeitório foi todo decorado para a celebração do aniversário. Pacientes e acompanhantes puderam escolher, entre as opções disponíveis, os pratos do almoço e do jantar. De sobremesa, sorvete.  Uma mesa decorada, com um bolo decorativo, foi instalada na recepção, o que atraiu os funcionários para o registro da comemoração em fotos e vídeos.

A técnica de enfermagem Zaida Oliveira trabalha no Hurso desde a fundação, há 10 anos. Hoje, destaca a experiência vivida ao longo desse período. “É muito bom poder ajudar um paciente, vê-lo saindo daqui andando, conversando, e (ver) que a família sai feliz e agradecida. O melhor aprendizado é fazer o nosso trabalho e ver os bons resultados”, declarou.

Ela ainda elogiou a comemoração. “Ações como essa são muito importantes. Passamos por mais um ano trabalhando e colaborando para que a unidade continue cada vez melhor. Esse é o melhor hospital da região e a assistência aqui é muito boa”, ressaltou. “A equipe se sente mais acolhida com momentos como esse e os pacientes também. É um carinho, um momento especial”, completou o diretor Assistencial e Multiprofissional, Fabierry Junqueira.

Gestão

O Hurso está sob a gestão do IPGSE, em caráter emergencial, desde o fim de janeiro de 2021. Desde então, foram realizados mais de cinco mil atendimentos. O Hurso tem 104 leitos, que incluem leitos de UTI adulto, pediátricos e 10 de Covid-19. A unidade presta assistência a 28 municípios da Região Sudoeste.

“Somos referência para região e vislumbramos dar continuidade a isso. Assumimos o hospital numa condição muito diferente e agora estamos em uma crescente de produtividade, saímos de 190 cirurgias em fevereiro, para 300 em junho. O sentimento é de que estamos prestando um trabalho positivo voltado para a sociedade, com estabilidade. Estamos em um cenário bom para trabalhar”, avaliou  Ubyratan Coelho.

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Publicações em Alta

Após nova onda de Covid-19, Prefeitura de Caldas Novas endurece medidas de contágio da doença

Meio Ambiente leva audiências de autocomposição para Itumbiara

Caminhão da Saúde oferece consulta médica e exames de imagem gratuitos em Piracanjuba, neste fim de semana

Prefeitura e Câmara se unem em Caldas Novas e consolidam parceria para construção de Hospital Evangélico no município