No Banner to display

quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Hospital de São Luís de Montes Belos amplia serviços e beneficia moradores de 23 cidades

O Hospital Estadual São Luís de Montes Belos – Dr. Geraldo Landó (HESLMB) amplia os serviços de saúde com uma nova conquista: cirurgias ortopédicas e ginecológicas de urgência na Região Centro-Oeste 1 e 2 de Goiás.

Centro cirúrgico modernizado, com intensificador de imagem (Arco C), permite realização das cirurgias (Foto: Lucas Leal/Imed)

O Hospital Estadual São Luís de Montes Belos – Dr. Geraldo Landó (HESLMB) amplia os serviços de saúde com uma nova conquista: cirurgias ortopédicas e ginecológicas de urgência na Região Centro-Oeste 1 e 2 de Goiás. A novidade vai beneficiar os munícipes de 23 cidades que não vão precisar se deslocar até Goiânia para tratar fraturas e traumas que necessitem de intervenção simples.

O novo atendimento ocorre graças à modernização do centro cirúrgico da unidade do Governo de Goiás, que adquiriu o Arco C, também chamado de intensificador de imagem. Assim como o raio X, o aparelho permite realizar a radiografia estática, mas é utilizado predominantemente para capturar imagens dinâmicas de alta resolução e em tempo real. Com ele, os médicos podem monitorar o progresso da cirurgia de maneira extremamente precisa.

Segundo o diretor do HESLMB, Éder de Souza, os procedimentos cirúrgicos de baixa e média complexidade serão realizados de acordo com as necessidades da população. “Gostaríamos de comunicar a toda a população que, nos casos de trauma e fratura, o HESLMB está completamente apto a atendê-los”, afirmou. As cirurgias, nesta primeira fase, serão as mais simples e que não demandem a necessidade de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), cujos leitos ainda são exclusivos para tratamento da Covid-19.

Urgência

Souza explica que os pacientes devem procurar a unidade no momento de urgência. “O acidentado será avaliado pela nossa equipe de ortopedistas, que está à disposição 24 horas por dia, e a partir desse atendimento define-se qual procedimento a ser adotado. Se for o caso de cirurgia, ela será agendada”, explicou.

É importante ressaltar que os procedimentos não são eletivos. Os pacientes que procuram atendimento após acidente, lesão ou trauma são avaliados pela equipe médica, para que a cirurgia seja realizada o mais rápido possível. Foi o caso de Tainara Souza de Jesus, de São Luís de Montes Belos. Ela fraturou o antebraço ao cair da moto e passou por cirurgia na unidade. “Acho importante ser atendida aqui, porque fico mais perto de casa e da minha família”, disse.

A mãe de Nilvania Pereira de Souza, que a acompanhou durante a internação, demonstrou estar aliviada por não precisar se deslocar até a capital. “Foi bom demais o hospital fazer agora este tipo de cirurgia, porque, antigamente, se quebrasse um braço, tinha de ir para Goiânia. É uma benção, só tenho de agradecer a Deus e a toda a equipe do Hospital.”

Cirurgias ginecológicas

A equipe de ginecologistas e obstetras do HESLMB recebeu reforço e, por isso, a unidade também passou a realizar, além dos partos naturais e cesarianas, ocorrências urgentes e emergências, como cirurgia de cisto ovariano hemorrágico, por exemplo.

A primeira intervenção foi realizada com sucesso, e a paciente recebeu alta e retornou para casa. “Nossa equipe está pronta para atender a intercorrências gestacionais e ginecológicas”, relatou o diretor da unidade, que reforça a garantia do cumprimento à risca de todos os procedimentos de segurança sanitária  na unidade, para a proteção de todos contra a Covid-19.

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Publicações em Alta

Prefeitura de Caldas Novas inaugura Casa de Apoio em Goiânia

Fazemos uma gestão focada nas pessoas”, diz prefeita de Rio Quente ao inaugurar Posto Avançado do Poder Judiciário

Governo de Goiás abre inscrições para projeto Contrapartida Cultural-FCO

Mais 280.750 doses contra Covid-19 alavancam vacinação em Goiás