No Banner to display

domingo, 17 de outubro de 2021

domingo, 17 de outubro de 2021

HMI realiza ação de conscientização sobre hepatites virais

m alusão à data e ao Julho Amarelo, campanha nacional de combate à doença, o Hospital Estadual Materno-Infantil Dr. Jurandir do Nascimento promoveu, na quinta-feira (29), uma ação com seus colaboradores.

Equipe da Cipa e do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar durante a atividade de conscientização com demais profissionais do HMI (Foto: Marilane Correntino)

A Organização Mundial de Saúde (OMS) celebra o dia 28 de julho como o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, doença silenciosa, de evolução lenta e que, na maioria das vezes, progride para situações de maior gravidade que acometem o fígado. Em alusão à data e ao Julho Amarelo, campanha nacional de combate à doença, o Hospital Estadual Materno-Infantil Dr. Jurandir do Nascimento promoveu, na quinta-feira (29), uma ação com seus colaboradores.

Organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH), o ato teve como objetivo conscientizar os profissionais da unidade do Governo de Goiás na prevenção e controle das hepatites virais. “Detectar e tratar esse problema precocemente é importante para prevenir complicações, como cirrose e câncer de fígado”,  pontuou o técnico de segurança no trabalho e presidente da Cipa, Júnior César Guimarães.

A atividade contou com orientação, apresentação de fantoches e distribuição de material educativo, nos setores da unidade e recepção, envolvendo colaboradores, usuários e acompanhantes. “Achei ótima essa ação. Fico feliz em ver que o hospital se preocupa com a saúde, segurança e bem-estar de seus servidores”, afirmou a colaboradora Iara Pinheiro.

“Apesar da pandemia do novo coronavírus, é importante que as pessoas atentem para outras patologias que precisam de acompanhamento e de alerta por meio das campanhas de conscientização”, destacou a coordenadora do NVEH, Wanda Lopes.

Segundo o Ministério da Saúde, entre os anos de 2000 e 2018, mais de 670 mil casos de hepatites virais foram notificados no Brasil. No mesmo período, 74,8 mil pessoas morreram com algum tipo de hepatite. Entre as mortes confirmadas, 76% correspondem somente à hepatite C.

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Publicações em Alta

Expresso Balcão capacita servidores de 12 municípios

Polícia Penal registra aumento de apreensões de K4, conhecida como supermaconha

Caiado anuncia isenção da contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas com salário de até R$ 3 mil e redução da cobrança para os que recebem acima desse valor

Operação integrada apreende 200 kg de cloridrato de cocaína