No Banner to display

segunda-feira, 17 de junho de 2024

segunda-feira, 17 de junho de 2024

No Banner to display

Prefeitura de Caldas Novas faz mutirão e une esforços no combate ao mosquito Aedes

O Município está intensificando os esforços para conter a disseminação da dengue, mas a batalha contra o mosquito só pode ser vencida com a participação ativa de todos os moradores

Para conter o avanço de casos de dengue no Município, o Governo de Caldas Novas, programou diversos mutirões, contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor também da Chikungunya e Zika. As ações preventivas, incluindo roçagem, recolhimento de materiais inservíveis e limpeza urbana, foram iniciadas na manhã desta quarta-feira, 21, tendo como ponto de apoio a ACEJUVI, e abrangeram os setores Santa Efigênia e Parque Real, que somam mais de 5 mil imóveis residenciais.

Segundo o prefeito Kleber Marra, o objetivo é estimular a população a combater a proliferação de possíveis focos do mosquito. “O combate à dengue é uma ação permanente para o time da Prefeitura, mas a colaboração da população é fundamental. Pedimos a participação de todos, para evitar o acumulo de água em recipientes e manter o ambiente livre do Aedes aegypti”, explicou.

A iniciativa, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) conta com o apoio de vários órgãos, a exemplo das secretarias de: Desenvolvimento Urbano (SEDUR), Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMMARH), Educação, Comunicação (SECOM), Departamento Municipal de Água e Esgoto (DEMAE), Desenvolvimento Rural (SEDER), Mobilidade (SMM), e também, do Corpo de Bombeiros Militar. São mais de 200 profissionais envolvidos na ação.

Na ação, os Agentes de Combate a Endemias (ACEs) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) atuam na orientação sobre coleta urbana e os cuidados para evitar a proliferação do mosquito. Os profissionais também ressaltaram sobre a importância de ficar atento aos sinais e sintomas da dengue e procurar a unidade de saúde mais próxima se houver suspeita da doença. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta, de início abrupto, que geralmente dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele.

A melhor forma de se prevenir contra as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti é eliminar os criadouros do mosquito, locais com água acumulada que possibilitam a sua reprodução, como garrafas, vasos de plantas e pneus, lixeiras destampadas, vasilhas usadas para colocar água para animais, piscinas e calhas sujas, entre outros.

Secretaria de Comunicação
Governo de Caldas Novas

Publicações em Alta

Polícia Civil prende autor de homicídio e dupla tentativa de homicídio em Caldas Novas

UEG conquista medalhas nos JUGs 2023

Vereador Everton Jamal leva projeto “Gabinete Itinerante” aos bairros de Caldas Novas

Equatorial Goiás troca 200 chuveiros em Morrinhos