No Banner to display

quarta-feira, 29 de maio de 2024

quarta-feira, 29 de maio de 2024

No Banner to display

Goiás libera vacina para toda a população no ‘Dia D’ contra influenza

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) realiza, no próximo sábado (06/05), o ‘Dia D de Vacinação contra Influenza’.

Dia D será no sábado (06/05). Doses da vacina contra influenza estarão disponíveis das 8 às 17 horas, em todo estado (Foto: SES)

As doses da vacina estarão disponíveis em mais de 900 locais em todo estado, das 8 às 17 horas, e qualquer pessoa pode tomar.

A medida é resultado da ampliação da campanha, antes restrita a grupos prioritários, e tem o objetivo de melhorar a cobertura vacinal em Goiás, facilitando o acesso da população à proteção contra a doença.

VACINAÇÃO

Em Goiás, a vacinação foi antecipada e começou no dia 4 de abril, em função do aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) por influenza.

Atualmente, a cobertura vacinal está em 30,14%, quando o ideal seria acima de 90%. Autoridades de saúde afirmam que vírus da doença é bastante incidente nesta época do ano, e a influenza pode se agravar para a Srag, levando o paciente à internação e até mesmo à morte.

Dados da SES mostram que, neste ano, já foram registrados 16 óbitos por influenza no estado, com predominância do vírus influenza B Victória (7 casos), seguido de influenza A H1N1 (4 casos), ambos com proteção da vacina disponível na rede pública de saúde.

O estado registra hoje mais de 3 mil casos de Srag, dos quais 202 por influenza, 723 por Covid-19 e 711 por outros vírus respiratórios.

Luciano de Moura Carvalho, subsecretário de Vigilância e Atenção Integral à Saúde, avalia que apesar de ser um dos estados que mais vacina, Goiás precisa melhorar a cobertura.

“Essa cobertura de 30% está aquém do que precisamos alcançar e isso se reflete no aumento do número de casos e óbitos”, diz.

“Nosso monitoramento identificou o cenário de surto um mês antes do esperado e iniciamos um trabalho de mobilização, com ações efetivas para proteger a população”, destacou a superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim.

Saude 1
Superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Flúvia Amorim aponta dados da vacinação e necessidade de ampliar a procura pela vacina contra a influenza (Foto: Iron Braz)

No dia 19 de abril, a SES-GO emitiu alerta aos municípios e à imprensa em relação à antecipação do surto de influenza, comparando dados das primeiras semanas deste ano com 2019.

Naquele ano, foram registrados 207 casos de influenza, enquanto até a 17ª semana de 2023 já são 202 casos. Além do monitoramento, estão em curso ações de capacitação, estímulo à vacinação em horário alternativo e campanhas de conscientização.

DIA D CONTRA INFLUENZA

Data: 06/05
Horário: das 8 às 17h
Local: 900 locais em todo estado

 

Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás

Publicações em Alta

Polícia Civil prende autor de homicídio e dupla tentativa de homicídio em Caldas Novas

Vereador Everton Jamal leva projeto “Gabinete Itinerante” aos bairros de Caldas Novas

Equatorial Goiás troca 200 chuveiros em Morrinhos

Para acabar com modelo atual da área azul, Kleber Marra abre novo processo administrativo contra empresa responsável