No Banner to display

terça-feira, 9 de agosto de 2022

terça-feira, 9 de agosto de 2022

No Banner to display

Goiás aplica mais de 82 mil doses de vacina em moradores do DF

O Governo de Goiás aplicou 82.103 vacinas contra a Covid-19 em pessoas com endereço do Distrito Federal (DF).

Goiás aplica 82.103 doses de vacina contra Covid-19 em moradores do Distrito Federal: princípio da universalidade do SUS garante imunização fora da cidade de origem (Foto: SES-GO)

O Governo de Goiás aplicou 82.103 vacinas contra a Covid-19 em pessoas com endereço do Distrito Federal (DF). Destas, 64.666 referentes à primeira aplicação, 17.360 ao reforço e 77 receberam imunizante de uma única dose. Para esse levantamento, foram consideradas as informações inscritas no Cartão Nacional de Saúde. Recentemente, o governador Ronaldo Caiado comentou que “não é possível barrar a vacinação de brasilienses do ponto de vista legal e, acima de tudo, moral”.

O registro de moradores ocorre em todo o Estado, entretanto, pela proximidade com Brasília, as Regiões de Saúde do Entorno Norte e Sul são as com mais casos de imunização de brasilienses. De acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), em especial o da universalidade, as pessoas podem se vacinar fora das cidades de origem. “Jamais admitiria que esse princípio fosse quebrado”, ressaltou Caiado.

Nesta semana, o Estado iniciou uma nova etapa da campanha que visa acelerar a aplicação das vacinas nos municípios goianos. O governador Ronaldo Caiado confirmou, nas redes sociais, uma mudança na estratégia de imunização. “90% das vacinas que chegarem serão aplicadas nos municípios por faixa etária. 10% destinam-se a grupos específicos”, informou.

O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, reforçou que será possível avançar ainda mais na imunização. “As vacinas podem ser utilizadas para grupos específicos de acordo com a realidade do município. Pelo menos 90% das doses, o que pode chegar a 100%, avançarão por ordem decrescente de idade”, pontuou.

Balanço

O Governo de Goiás, em parceria com as prefeituras municipais, já imunizou 244.802 pessoas no Entorno do Distrito Federal com a primeira dose das vacinas contra a Covid-19. Em relação ao reforço, 71.297 receberam a aplicação. Ao todo, foram distribuídos 434.034 imunizantes aos 15 municípios que contornam a capital federal e as cidades-satélites.

A Região de Saúde do Entorno Sul, que abrange os municípios de Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Cristalina, Luziânia, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás, teve 226.836 vacinas aplicadas contra a Covid-19, das quais 173.760 para primeira dose e 52.970 para reforço.

No Entorno Norte, constituído pelos municípios de Água Fria de Goiás, Alto Paraíso, Cabeceiras, Flores de Goiás, Formosa, Planaltina, São João D’Aliança e Vila Boa, foram aplicados 94.461 imunizantes, sendo 75.756 para a primeira aplicação e 18.705 para segunda.

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Publicações em Alta

Pós-graduação em “Gestão de Negócios” – UnU Caldas Novas

Primeira-dama Gracinha Caiado entrega benefícios na cidade de Goiás

Caiado participa da Cavalgada de abertura da XXV ExpoEdéia

Em Rio Verde, Caiado inaugura colégio padrão século 21 com laboratório de robótica