sexta-feira, 12 de abril de 2024

sexta-feira, 12 de abril de 2024

TSE autoriza fusão do Patriota e PTB e nasce PRD. Magda Mofatto é a presidente em Goiás

Nova legenda deve ter o número 25 na urna após fusão e vai se chamar Partido da Renovação Democrática.

Foi aprovado, nesta quinta-feira (09), pelo plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a fusão dos partidos PTB e Patriota, que agora passa a se chamar Partido da Renovação Democrática (PRD).

A decisão do TSE foi unânime. Os ministros seguiram a relatora, ministra Cármen Lúcia, e entenderam que a fusão atendeu todos os requisitos legais e formais, como, por exemplo, a aprovação de novo estatuto nacional.

O novo partido iria se chamar Mais Brasil, mas após deliberações internas foi feito novo pedido para alterar o nome, o que foi aceito pelo TSE. A nova legenda deve ter o número 25 na urna.

O PTB, criado em 1981, decidiu pela fusão após não conquistar a eleição de nenhum deputado em 2022, deixando o partido sem acesso aos recursos do Fundo Partidário e sem tempo de propaganda eleitoral em rádio e TV. Enquanto isso, o Patriota conseguiu eleger cinco deputados.

De acordo com a cláusula de barreira em vigor, para ter direito aos recursos públicos, o partido precisa eleger pelo menos 11 deputados federais, distribuídos em pelo menos nove unidades da Federação. Como alternativa, pode superar essa barreira mesmo com um número menor de deputados, desde que alcance 2% dos votos válidos nas eleições para a Câmara, distribuídos em pelo menos nove unidades da Federação, com um mínimo de 1% dos votos válidos em cada uma delas.

Goiás
Em Goiás, o novo partido é presidido pela deputada federal do Patriota, Magda Mofatto, que assume a nova legenda. “É uma grande honra, sinônimo de trabalho e resultado. Estamos prontos para eleger vereadores e prefeitos na próxima eleição”, disse Magda.

O Patriota é presidido pela deputada federal Magda Mofatto desde junho desse ano, após o então presidente Jorcelino Braga assumir a equipe do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz.

Por Camila Pedroso

Publicações em Alta

PIB de Goiás cresce 4,4% em 2023 e fica acima da média nacional

Polícia Civil prende autor de homicídio e dupla tentativa de homicídio em Caldas Novas

Goiás libera vacina para toda a população no ‘Dia D’ contra influenza

Prefeitura e Câmara entregam mais de 13 mil kits escolares e pedagógicos para a Educação Municipal