No Banner to display

quarta-feira, 24 de julho de 2024

quarta-feira, 24 de julho de 2024

No Banner to display

ENEL DISTRIBUIÇÃO GOIÁS INTENSIFICA TRABALHO DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA NA REDE ELÉTRICA DO MUNICÍPIO DE VALPARAÍSO DE GOIÁS

Foco na prevenção tem o objetivo de reduzir consideravelmente a reincidência de quedas de energia, especialmente no próximo período chuvoso.

A Enel Distribuição Goiás está realizando uma série de manutenções preventivas na rede elétrica de Valparaíso de Goiás. Estas ações fazem parte de um robusto plano preventivo que a companhia preparou para o período chuvoso, que se inicia no segundo semestre. Somente neste ano, a empresa já realizou a poda de 1.046 árvores que estavam em contato ou próximas da rede elétrica de média tensão e poderiam provocar desligamentos coletivos. Já nos circuitos de baixa tensão, foram podadas outras 1.721 árvores, melhorando a confiabilidade do sistema elétrico. Na zona rural, a companhia limpou 139.074 metros quadrados de faixa de servidão, que consiste na área abaixo da rede elétrica, com o objetivo de impedir que a vegetação toque ou caia sobre a rede, um dos principais causadores de falta de energia elétrica na região, especialmente no período chuvoso. Este trabalho é contínuo e será reforçado ainda mais nos meses entre julho e setembro.

“Nos próximos meses enfrentamos um período de seca no Estado, o que é fundamental para continuarmos trabalhando de forma preventiva na rede elétrica e alcançarmos o nosso objetivo de minimizar as ocorrências no período chuvoso. Em Goiás, temos 230 mil quilômetros de redes aéreas, que estão muito sujeitas a eventos climáticos de todo tipo, como queimadas, tempestades, raios e ventanias. Por isso, essa atuação de forma muito estratégica, tanto nas inspeções quanto nas correções de defeitos e anomalias, é fundamental para diminuir as interrupções no fornecimento de energia elétrica”, explica Adriano César de Oliveira, responsável pela Regional Luziânia da Enel Goiás.

Além do trabalho de poda e limpeza de faixa, a companhia realizou inspeções detalhadas na rede elétrica de toda a região. Nestas inspeções, além das equipes de campo, a companhia utiliza drones para otimizar o trabalho e aumentar a produtividade das atividades. Como fruto deste trabalho prévio, foram identificadas e corrigidas anomalias em 1.110 postes, sendo que 19 precisaram ser substituídos, além da troca de 234 cruzetas, correção de 504 defeitos em isoladores e 15 emendas refeitas. Adicionalmente, diversos pontos da rede elétrica foram recondutorados, ou seja, os cabos antigos foram substituídos por outros novos e mais resistentes, diminuindo as chances de rompimento durante o período chuvoso. “Até o fim do ano serão corrigidos outros pontos já mapeados e que estão no cronograma de manutenção, além das novas demandas que surgirem a partir das inspeções que seguem sendo realizadas”, completa Adriano.

Outro ponto de destaque do trabalho na região é a utilização de equipes de Linha Viva, que são profissionais especializados em executar as manutenções necessárias com a rede elétrica energizada, reduzindo os impactos para os clientes. De acordo com o responsável regional, esse tipo de trabalho beneficia principalmente os comerciantes, que não podem ser impactados pelo desligamento da rede no horário comercial. “A manutenção preventiva da rede é sempre realizada durante o dia, para garantir ainda mais segurança aos profissionais. Por isso, com a possibilidade de se trabalhar com equipes de Linha Viva, conseguimos prevenir falhas e não impactar o serviço para os clientes”, finaliza.

Sobre a Enel Distribuição Goiás 

 A Enel Distribuição Goiás, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 237 municípios do Estado de Goiás, abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km². A Região Metropolitana de Goiânia representa a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. 

Publicações em Alta

Polícia Civil prende autor de homicídio e dupla tentativa de homicídio em Caldas Novas

Equatorial Goiás troca 200 chuveiros em Morrinhos

Detran disponibiliza Disque-Guincho para remoção de veículos

Prefeitura de Caldas Novas espera receber 150 mil pessoas no Feriado de Tiradentes

No Banner to display