No Banner to display

segunda-feira, 14 de junho de 2021

segunda-feira, 14 de junho de 2021

Velocistas que vão para o Troféu Brasil fecham treino com ventilometria

A delegação de Goiás embarcou nesta terça-feira (8) para São Paulo, onde será realizado o Troféu Brasil de Atletismo, entre os dias 10 e 13 de junho.

O objetivo da avaliação é ter resultados mais específicos relacionados à modalidade. Desta forma, determina-se quanto tempo de descanso o atleta precisa entre um tiro e outro, em cada sessão de treinamento, com mais precisão (Foto: Seel)

A delegação de Goiás embarcou nesta terça-feira (8) para São Paulo, onde será realizado o Troféu Brasil de Atletismo, entre os dias 10 e 13 de junho. Os competidores contam com o apoio do Governo de Goiás, através da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, para a disputa do campeonato mais importante da modalidade no país.

Os atletas terão como suporte o apoio logístico com o transporte para São Paulo, e puderam intensificar a preparação para o Troféu Brasil com a liberação da pista de atletismo do Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira para treinamentos. Na última semana, corredores da equipe Gaarra fizeram uma avaliação de ventilometria, que vai ajudar com a análise de dados na semana de véspera da competição.

O trabalho foi feito em parceria com os pesquisadores Daniel Tavares, Igor Cesário e Caio Teles. O objetivo da avaliação é ter resultados mais específicos relacionados à modalidade, usando esses números na carga de treinamento e descanso.

“A gente tinha uma lacuna em saber o que acontece com o atleta dentro da modalidade dele, sendo que ele só era avaliado em laboratório. Hoje nós podemos avaliar o atleta em sua atividade específica, em momentos de treinamento e competições”, explicou Daniel, que vem desenvolvendo a pesquisa nessa área desde 2014.

O profissional também destacou os parâmetros que podem ser observados durante o processo de avaliação. “Conseguimos identificar pontos de fadiga respiratória, limiares ventilatórios e tempo de recuperação do atleta. Desta forma conseguimos determinar quanto tempo de descanso o atleta precisa entre um tiro e outro, em cada sessão de treinamento, com muito mais precisão”, detalhou.

A delegação goiana conta com 26 atletas para disputa do Troféu Brasil, além do staff completado por treinadores e nutricionistas, contabilizando 35 pessoas no total.

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Últimas notícias

Caldas Novas amplia vacinação para pessoas sem comorbidades a partir de 52 anos

Força-tarefa fecha fábricas clandestinas de agrotóxicos

Secretaria de Ação Social e Melhor Idade de Caldas Novas realiza Campanha do Agasalho

Prefeitura de Caldas Novas intensifica retirada de entulhos em toda a cidade