No Banner to display

quarta-feira, 18 de maio de 2022

quarta-feira, 18 de maio de 2022

Seduc dá início à campanha de prevenção ao câncer de mama

Evento realizado no auditório da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) marcou o início da campanha Outubro Rosa que, que tem como tema a prevenção ao câncer de mama e a promoção do autocuidado.

Evento para servidores da sede centralizada da Seduc marcou o início da campanha (Foto: Seduc)

Evento realizado no auditório da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) marcou o início da campanha Outubro Rosa que, que tem como tema a prevenção ao câncer de mama e a promoção do autocuidado. Além dos servidores da Seduc, participaram do momento de conscientização e mobilização a secretária da Educação de Goiás, Fátima Gavioli; a subsecretária de Execução da Política Educacional, Helena da Costa Bezerra; a gerente de Segurança e Saúde do Servidor, Jaqueline Rocha Corneti do Vale; e equipes do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte e do Instituto de Educação em Artes Gustav Ritter.

Na oportunidade, a intérprete musical Sheila Penna, que também é servidora da Seduc, aproveitou para compartilhar a sua experiência no enfrentamento a um câncer de mama. “Eu descobri fazendo o toque”, compartilhou a servidora. De acordo com ela, mesmo com os exames médicos preventivos em dia, ela manteve os cuidados diários em casa e conseguiu identificar o tumor ainda em estágio precoce. Emocionada, Sheila Penna revelou que enfrentou a cirurgia e os demais tratamentos e que hoje está curada do câncer.

Mês do autocuidado

Em sua fala, a secretária da Educação, Fátima Gavioli, ressaltou a importância de se abordar a temática dos cânceres de mama e do colo do útero e do autocuidado em uma pasta como a da Educação, na qual 93% dos servidores efetivos, comissionados ou contratos temporários são mulheres. “Eu preciso que vocês aproveitem esse mês de outubro para fazer aqueles exames que estão atrasados”, pediu a secretária em tom de alerta. Para ela, nessa fase de superação da pandemia, o momento é de investir no autocuidado e na resiliência.

“Resiliência é o que vocês estão fazendo aqui, agora. É o abastecer do seu estado emocional, abastecer a sua vida de momentos felizes”, afirmou Fátima Gavioli. “É preciso insistir em fazer coisas que te dão prazer porque, naquele momento, você está abastecendo a sua capacidade emocional, espiritual, pessoal. Isso é essencial para você enfrentar os momentos ruins quando eles chegam”.

No mesmo tom, a subsecretária de Execução da Política Educacional, Helena da Costa Bezerra, ressaltou a essência da mulher em cuidar dos outros e a necessidade de explorar esse cuidado consigo. “Estamos comprometidos em cuidar da gente e chamamos vocês a se cuidarem também”, destacou a subsecretária.

Além do acolhimento realizado nesta terça-feira (5), uma programação voltada ao autocuidado e à prevenção ao câncer de mama está prevista para acontecer ao longo do mês de outubro, com palestras, aulas e oficinas sobre a temática e que evidenciam o autocuidado.

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Publicações em Alta

Prefeitura de Rio Quente envia projeto à Câmara com reajuste de 20,64% no salário dos servidores

Governo de Goiás inicia campanha para oferecer R$ 46,7 milhões em linhas de crédito para empresários do setor de turismo

O Boticário celebra Dia dos Namorados com kits personalizados com estampas exclusivas

Governador Ronaldo Caiado e primeira-dama, Gracinha Caiado, lançam Goiás Social, programa de ajuda a famílias em situação de vulnerabilidade em todas regiões do Estado