No Banner to display

domingo, 17 de outubro de 2021

domingo, 17 de outubro de 2021

Seduc dá início à campanha de prevenção ao câncer de mama

Evento realizado no auditório da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) marcou o início da campanha Outubro Rosa que, que tem como tema a prevenção ao câncer de mama e a promoção do autocuidado.

Evento para servidores da sede centralizada da Seduc marcou o início da campanha (Foto: Seduc)

Evento realizado no auditório da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) marcou o início da campanha Outubro Rosa que, que tem como tema a prevenção ao câncer de mama e a promoção do autocuidado. Além dos servidores da Seduc, participaram do momento de conscientização e mobilização a secretária da Educação de Goiás, Fátima Gavioli; a subsecretária de Execução da Política Educacional, Helena da Costa Bezerra; a gerente de Segurança e Saúde do Servidor, Jaqueline Rocha Corneti do Vale; e equipes do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte e do Instituto de Educação em Artes Gustav Ritter.

Na oportunidade, a intérprete musical Sheila Penna, que também é servidora da Seduc, aproveitou para compartilhar a sua experiência no enfrentamento a um câncer de mama. “Eu descobri fazendo o toque”, compartilhou a servidora. De acordo com ela, mesmo com os exames médicos preventivos em dia, ela manteve os cuidados diários em casa e conseguiu identificar o tumor ainda em estágio precoce. Emocionada, Sheila Penna revelou que enfrentou a cirurgia e os demais tratamentos e que hoje está curada do câncer.

Mês do autocuidado

Em sua fala, a secretária da Educação, Fátima Gavioli, ressaltou a importância de se abordar a temática dos cânceres de mama e do colo do útero e do autocuidado em uma pasta como a da Educação, na qual 93% dos servidores efetivos, comissionados ou contratos temporários são mulheres. “Eu preciso que vocês aproveitem esse mês de outubro para fazer aqueles exames que estão atrasados”, pediu a secretária em tom de alerta. Para ela, nessa fase de superação da pandemia, o momento é de investir no autocuidado e na resiliência.

“Resiliência é o que vocês estão fazendo aqui, agora. É o abastecer do seu estado emocional, abastecer a sua vida de momentos felizes”, afirmou Fátima Gavioli. “É preciso insistir em fazer coisas que te dão prazer porque, naquele momento, você está abastecendo a sua capacidade emocional, espiritual, pessoal. Isso é essencial para você enfrentar os momentos ruins quando eles chegam”.

No mesmo tom, a subsecretária de Execução da Política Educacional, Helena da Costa Bezerra, ressaltou a essência da mulher em cuidar dos outros e a necessidade de explorar esse cuidado consigo. “Estamos comprometidos em cuidar da gente e chamamos vocês a se cuidarem também”, destacou a subsecretária.

Além do acolhimento realizado nesta terça-feira (5), uma programação voltada ao autocuidado e à prevenção ao câncer de mama está prevista para acontecer ao longo do mês de outubro, com palestras, aulas e oficinas sobre a temática e que evidenciam o autocuidado.

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Publicações em Alta

Caiado anuncia isenção da contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas com salário de até R$ 3 mil e redução da cobrança para os que recebem acima desse valor

Expresso Balcão capacita servidores de 12 municípios

Polícia Penal registra aumento de apreensões de K4, conhecida como supermaconha

Operação integrada apreende 200 kg de cloridrato de cocaína