No Banner to display

quarta-feira, 18 de maio de 2022

quarta-feira, 18 de maio de 2022

Goiás é 1º no País a retornar às aulas 100% presenciais, e medidas sanitárias adotadas pelo Governo do Estado para prevenção da Covid-19 são destaque na imprensa nacional

Secretaria de Estado da Educação (Seduc) inicia ano letivo de 2022 para mais de 466 mil alunos distribuídos em 1.012 unidades da rede pública estadual dos 246 municípios goianos.

Volta às aulas da rede pública estadual em São Luís de Montes Belos, região Oeste do Estado: ao todo, 466 mil alunos iniciaram ano letivo de 2022 nesta quarta-feira (19/1)

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), iniciou, nesta quarta-feira (19/01), o ano letivo de 2022 para mais de 466 mil alunos distribuídos em 1.012 unidades escolares da rede pública estadual dos 246 municípios goianos. Para garantir uma retomada segura, a Seduc adquiriu e já encaminhou às instituições de ensino máquinas pulverizadoras e termômetros para aferição de temperatura de alunos, professores e servidores administrativos.

Reportagens veiculadas nas edições do Jornal Nacional e Jornal Hoje, da Rede Globo, desta quarta-feira (19/01), destacaram as medidas de prevenção adotadas pelo Governo do Estado para promover o retorno seguro, além do fato de que a rede estadual de Goiás foi a primeira do País a iniciar o ano letivo com aulas 100% presenciais. Os telejornais também apontaram o alto índice de vacinação contra a Covid-19 entre estudantes e servidores da Seduc. Cerca de 72% dos adolescentes entre 11 e 17 anos receberam pelo menos a primeira dose. Mais de 92% dos servidores estão com o esquema vacinal completo.

A gestão do governador Ronaldo Caiado reforma escolas, disponibiliza laboratórios móveis de informática, fornece conjuntos de uniforme, mochilas, tênis, kit escolar e entrega Chromebooks. O programa Bolsa Estudo destina R$ 100 mensais a todos os alunos matriculados nas três séries do Ensino Médio da rede estadual. O objetivo é reduzir as taxas de evasão escolar. Valor investido em merenda escolar é triplicado, a partir deste ano.

“É importante que os pais mandem seus filhos para as escolas porque, a partir de agora, as aulas serão 100% presenciais e não haverá mais ensino remoto”, alertou a secretária Fátima Gavioli em entrevista à imprensa.

Para a titular da Seduc, todas as evidências mostram que a escola é um lugar seguro. Soma-se a isso o saldo positivo dos últimos seis meses, com o ensino híbrido, período no qual as crianças tiveram um comportamento exemplar na escola e nas salas de aula. “O momento é de cautela, como sempre foi. Mas eu confio no trabalho de conscientização e de informação que nós fizemos”, frisou.

De acordo com Fátima Gavioli, no retorno presencial às salas de aula, as equipes escolares e os estudantes deverão continuar cumprindo rigorosamente os protocolos de biossegurança e as normas definidas pelos órgãos de saúde em relação à Covid-19.

Dentre as orientações estão o uso obrigatório de máscara durante todo o período de permanência na instituição de ensino, lavagem constante das mãos e uso de álcool em gel. Todas as unidades escolares da rede pública estadual também receberam equipamentos de aferição de temperatura.

Calendário Escolar
Conforme prevê o Calendário Escolar 2022, aprovado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), as aulas do primeiro semestre letivo tiveram início no dia 19 de janeiro e prosseguem até o dia 30 de junho. As aulas do segundo semestre começam no dia 2 de agosto e se encerram em 20 de dezembro.

Ao todo, serão 202 dias letivos. Esse quantitativo atende à Resolução nº 8, do CEE, que determina o mínimo de 200 dias letivos e 800 horas de efetivo trabalho escolar, assegurados aos docentes os 30 dias de férias no mês de julho.

Das 1.012 unidades escolares de Ensino Fundamental e Médio da rede estadual de educação em 2022, 615 são de tempo regular, 263 ofertam tempo integral, 61 são militares, 60 conveniadas, 10 quilombolas e três indígenas.

Fotos: Comunicação Seduc

Secretaria da Educação – Governo de Goiás

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Publicações em Alta

Prefeitura de Rio Quente envia projeto à Câmara com reajuste de 20,64% no salário dos servidores

Governo de Goiás inicia campanha para oferecer R$ 46,7 milhões em linhas de crédito para empresários do setor de turismo

O Boticário celebra Dia dos Namorados com kits personalizados com estampas exclusivas

Governador Ronaldo Caiado e primeira-dama, Gracinha Caiado, lançam Goiás Social, programa de ajuda a famílias em situação de vulnerabilidade em todas regiões do Estado