sexta-feira, 12 de abril de 2024

sexta-feira, 12 de abril de 2024

Goiás atinge maior redução de analfabetismo do país

Nos últimos oito anos, redução na taxa de analfabetismo entre pessoas com 15 anos ou mais em Goiás foi de 32,2% enquanto a média brasileira foi de 19,4%; resultado reflete ações do Goiás Social, como o programa Alfabetização e Família

Governo de Goiás investe em programas de alfabetização de adultos: educação como ferramenta de transformação social

Goiás apresentou a maior redução do país na taxa de analfabetismo entre as pessoas de 15 anos ou mais nos últimos oito anos. O índice goiano, entre os anos de 2016 e 2023, saiu de 5,9% para 4%, valor que representa 32,2% de diminuição relativa. A redução brasileira foi de 19,4% no mesmo período. Os dados são da Pesquisa Nacional por amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e analisada pelo Instituto Mauro Borges (IMB).

O resultado mostra a efetividade do trabalho do programa Goiás Social em buscar de dar autonomia às pessoas em vulnerabilidade por meio da educação. É para o que atenta a coordenadora da ação, primeira-dama Gracinha Caiado, ao citar o programa Alfabetização e Família. “Estamos prestes a lançar a quarta turma desta ação que já possibilitou a milhares de goianos a oportunidade de ler, escrever e fazer contas básicas. A educação transforma e o Goiás Social aposta nisso”, destaca Gracinha.

Lançado em 2019, o programa Alfabetização e Família tem como objetivo justamente o aumento da escolarização de jovens, adultos e idosos goianos. Executado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Gabinete de Políticas Sociais (GPS), o programa oferta turmas de alfabetização nos municípios atendidos pelo programa Goiás Social.

Em 2024, o programa chega à sua quarta etapa, com a previsão de atender até 6 mil alunos em todo o estado. As primeiras 40 turmas já foram formadas e estão frequentando as aulas desde o início do mês de março. “Quando chego nos municípios e vejo pessoalmente as histórias de muitos idosos podendo melhorar de vida, aprendendo a ler e a escrever, eu tenho a certeza de que estamos no caminho certo”, complementa Gracinha.

Conforme a PNAD, a maior redução do analfabetismo ocorreu entre as pessoas com mais de 60 anos. Neste grupo, a taxa diminuiu de 24,4% em 2016 para 14,2% em 2023, resultando em uma diferença de 10,2 pontos percentuais. Outro destaque foi a taxa de analfabetismo entre pessoas de cor preta ou parda, que apresentou redução de 34,3%. Enquanto isso, a redução entre as pessoas de cor branca foi de 24,4%. Quanto ao gênero, foi observado queda semelhante, com redução de 32,3% entre os homens e 32,1% entre as mulheres.

Crianças
Goiás também incentiva a alfabetização de crianças por meio do programa AlfaMais Goiás, desenvolvido em regime de colaboração entre estado e municípios, com foco em assegurar que os menores saibam ler e escrever até o segundo ano do ensino fundamental. A iniciativa atende aproximadamente 300 mil estudantes nos 246 municípios goianos e recebeu cerca de R$ 60 milhões em recursos. “É uma questão de dignidade dar a tantas pessoas a oportunidade de melhorar de vida. Quanto mais educação, mais mobilidade social”, conclui o governador Ronaldo Caiado.

Foto: Seduc

Legenda: Governo de Goiás investe em programas de alfabetização de adultos: educação como ferramenta de transformação social

Publicações em Alta

PIB de Goiás cresce 4,4% em 2023 e fica acima da média nacional

Polícia Civil prende autor de homicídio e dupla tentativa de homicídio em Caldas Novas

Goiás libera vacina para toda a população no ‘Dia D’ contra influenza

Prefeitura e Câmara entregam mais de 13 mil kits escolares e pedagógicos para a Educação Municipal