No Banner to display

quinta-feira, 18 de julho de 2024

quinta-feira, 18 de julho de 2024

No Banner to display

Educação estadual cresce em aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática

Dados do Saego 2023 mostram que estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio tiveram melhor desempenho nas duas disciplinas

Resultados divulgados demonstram a recuperação da aprendizagem dos estudantes da rede estadual de educação

Estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio da rede pública estadual de educação avançaram nos níveis de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática. É o que indicam os resultados do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego) 2023, divulgados pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Conforme os dados, a proficiência dos estudantes do 9º ano em Língua Portuguesa subiu de 255,6 em 2022 para 265,6 em 2023. Já em Matemática, o desempenho saltou de 250,4 para 263. Também houve avanços nos resultados da 3ª série do Ensino Médio. Em Língua Portuguesa, a proficiência passou de 267 para 278,2 em 2023. Em Matemática, o avanço foi de 265,3 em 2022 para 276 em 2023.

Para Lina Kátia, coordenadora do CAEd/UFJF, os resultados demonstram a recuperação da aprendizagem dos estudantes, impactada pela pandemia de Covid-19. “Esse resultado indica superação. Além de recuperar o tempo perdido, ela (a rede de educação) avançou”, afirmou.

Revisa Goiás
Titular da Secretaria de Estado da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, enfatizou o trabalho realizado pela pasta no sentido de recompor e ampliar a aprendizagem dos alunos. Dentre as ações está o Revisa Goiás, projeto implementado no início de 2023 e que disponibilizou materiais de apoio para o ensino de Língua Portuguesa e Matemática no 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e na 3ª série do Ensino Médio.

“O Revisa foi um material produzido para ajudar o professor a fazer a recomposição da aprendizagem, a promover a aprendizagem, para fazer com que esse professor tivesse um canal entre a sala de aula e a Seduc. Isso foi somado à formação e ao empenho dessa rede”, destacou a secretária.

Participação e desempenho
Os índices de participação e os padrões de desempenho dos alunos também foram destaque nesta edição do Saego. Entre os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, o índice de presença em relação ao número de participantes previstos na Etapa Institucional do Saego foi de 93,7%. Já entre os da 3ª série do Ensino Médio, o índice foi de 91,5%. Uma média de 92,6% de participação entre os estudantes esperados.

“No Ensino Médio vocês conseguiram uma participação acima de 90%, o que não é comum. Normalmente fica em torno de 70%. Em poucos lugares a gente consegue ter um índice acima de 80%. Conseguir colocar quase todos os alunos do Ensino Médio fazendo prova, uma avaliação externa, é uma vitória muito grande”, enfatizou Waldirene Maria Barbosa, supervisora do CAEd/UFJF.

Fotos: Divulgação/Seduc

Secretaria de Estado da Educação – Governo de Goiás

Publicações em Alta

Polícia Civil prende autor de homicídio e dupla tentativa de homicídio em Caldas Novas

Equatorial Goiás troca 200 chuveiros em Morrinhos

Prefeitura de Caldas Novas espera receber 150 mil pessoas no Feriado de Tiradentes

Educação abre período de matrículas para 2024

No Banner to display