No Banner to display

segunda-feira, 22 de abril de 2024

segunda-feira, 22 de abril de 2024

No Banner to display

Setor de Serviços em Goiás cresce 9,8% no mês de junho

Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), e validados pelo Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB).

Setor de serviços goiano cresceu 9,8% em junho (Foto: João Pedro Duarte/AGR)

O setor de serviços em Goiás cresceu 9,8% em relação ao mesmo período de 2022. No acumulado dos últimos 12 meses, a variação positiva foi de 8,3%, quando comparado aos 12 meses anteriores, enquanto a média nacional foi de 6,2%, no mesmo período.

Goiás ocupou a 10º posição frente aos demais estados no indicador do acumulado dos últimos 12 meses. As atividades em destaque foram Transportes, Serviços auxiliares aos transportes e correio (18,7%); Outros serviços (9,0%); Turismo (6%); Serviços de informação e comunicação (4,6%); e Serviços prestados às famílias (3%).

Na variação acumulada de 2023, o estado também apresentou taxa de 8,3% de crescimento em relação ao mesmo período de 2022, ocupando a 11ª colocação no ranking nacional. Os destaques foram para os setores de Outros serviços (13,9%); Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (11,7%); Serviços de informação e comunicação (10,8%); Turismo (5,1%); Serviços prestados às famílias (1,9%).

Para o titular da Secretaria-Geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, os indicadores são positivos. “Os dados da pesquisa do IBGE confirmam o avanço dos serviços goianos. O Estado continuará intensificando esforços para promover a manutenção e o fomento do setor, para que os bons resultados continuem sendo apresentados”, afirma Adriano.

“O setor de serviços em Goiás tem experimentado um crescimento notável, que impulsiona a economia estadual. Os resultados se devem, principalmente, aos transportes, aumento do turismo, investimentos em tecnologia e mão de obra qualificada. Todas essas atividades são fundamentais para o nosso desenvolvimento regional”, destaca o diretor-executivo do IMB, Erik Figueiredo.

PMS

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços no país, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação.

 

Secretaria-Geral de Governo – Governo de Goiás

Publicações em Alta

PIB de Goiás cresce 4,4% em 2023 e fica acima da média nacional

Goiás libera vacina para toda a população no ‘Dia D’ contra influenza

Polícia Civil prende autor de homicídio e dupla tentativa de homicídio em Caldas Novas

Equatorial Goiás troca 200 chuveiros em Morrinhos