Rio Quente

A Cidade

Rio Quente foi descoberto em 1722, por Bartolomeu Bueno da Silva, um bandeirante que veio junto com sua tropa explorar a região. Diz a história que seu cão, fugiu de seu dono e entrou em um rio quente, de água escaldante, ao ouvir os gritos do cão, o bandeirante foi ver o que tinha ocorrido. Ele logo percebeu que era um rio de água quente. Após o resto do mundo saber da notícia, a região começou a receber turistas de diversas partes do mundo.

Turismo

O município que antes era distrito de Caldas Novas, está em posição geográfica privilegiada, próximo de Goiânia, Brasília, Uberlândia, Uberaba, São Paulo (cidade) e do rico interior paulista, de onde se origina o maior percentual da demanda de turistas. Embora de pequena dimensão territorial o município tem uma boa agricultura, com cultivo de milho e arroz e pratica a pecuária de leite. No entanto sua fonte de recursos está no complexo turístico Pousada do Rio Quente Resorts, de renome Nacional. Uma das atrações da Pousada está na constante renovação de toda a água das piscinas devido ao grande volume que brota de suas principais fontes termais. O volume de água produzido pelas nascentes resulta numa vazão constante de 6.228.000 litros/hora, completando assim, uma marca superior a 149 milhões de litros a cada 24 horas. Possui ainda, Centro de Convenções para sediar eventos nacionais e internacionais, como: convenções, congressos e seminários. No Bairro Esplanada, por onde passa o Ribeirão de águas quentes, encontra-se os Hotéis Recanto das Águas Quentes, os Chalet's Vivendas das Thermas, o Condomínio Stay House unidades I e II e os Campings Esplanada e Rio Quente com estrutura completa para receberem seus visitantes e o suntuoso IMG Hotel Aguas da Serra que fica localizado as margens do maior rio de águas termais do mundo. É na Esplanada, dentro do complexo Rio Quente Resorts, ao lado do Hot Park, que está a famosa Praia do Cerrado, maior praia artificial (com ondas) e água quente natural do mundo. O município conta com aeródromo municipal (ICAO: SWTQ) localizado a 5 km do centro da cidade e a 2 km do complexo turístico. A pista é asfaltada com 1100 x 18m, elevação 2.247' e conta com balizamento noturno. Os designadores de pista são 06 e 24.

Geografia

Está próximo ao município de Caldas Novas-GO, cidade turística com mais de 60.000 mil habitantes e maior estância hidrotermal do mundo. Sua população estimada em 2004 era de 2.743 habitantes. A Cidade de Rio Quente emancipada em 1.988 situa-se numa região de clima tropical quente e úmido, com chuvas de verão, principalmente nos meses de novembro à março, com uma temperatura média anual de 23 C, oferecendo ao visitante excelentes condições climáticas para desfrutar suas belezas durante o ano todo.

Política

Prefeito: Rivalino (2013/2016)



Promoções

Participe

Garota

Lauriana Ala

Cinema

Em Cartaz

Vídeos

Assistir