Motorista
Notícias
TJGO doa computadores para alunos carentes da UFG
Publicada em: 14/09/2020

TJGO faz doação de computadores que não atendem mais às demandas do Poder Judiciário para alunos vulneráveis da UFG, que em razão da pandemia, precisam assistir aulas on-line, mas não têm equipamentos para isso

As aulas on-line já começaram e, segundo estudos da UFG, pelo menos 25% de seus estudantes são carentes, com renda per capita de até 0,5 salário-mínimo, o que equivale a cerca de 5 mil estudantes que não têm condições de comprar um computador.

Em evento simbólico, que será realizado nesta terça-feira (15), às 15 horas, no salão nobre da Presidência, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Walter Carlos Lemes, formalizará, junto ao reitor da Universidade Federal de Goiás, Edward Madureira, a doação de 50 computadores para os alunos de baixa renda da universidade.

Os equipamentos recebidos como doação serão disponibilizados aos estudantes pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), que na UFG é responsável pelas políticas e assistência aos estudantes.

Os impactos da pandemia, obrigou alunos e professores a migrarem das aulas presenciais para o ambiente virtual. No entanto, para mais de 4,8 milhões de alunos brasileiros, esse ambiente é inacessível, seja pela falta de computadores ou de internet.

Segundo a Unicef, pelo menos 17% dos estudantes matriculados em escolas brasileiras não conseguem acompanhar o conteúdo programático escolar de forma satisfatória. Em Goiás, para o primeiro grau, já existem aulas ministradas via televisão, mas os universitários não tem essa facilidade.

Evasão e apagão profisional

Além da dificuldade para acompanhar as aulas, a pandemia pode provocar também uma evasão maior das universidades e um futuro apagão profissional no país em razão queda na renda das famílias desses alunos. Uma pesquisa feita pela

Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (Abmes) divulgada em junho aponta que, entre os alunos entrevistados, 42% afirmaram que há risco de desistir do curso.

Fonte: DM

Voltar Contato Diminuir Texto Aumentar Texto

Promoções

Participe

Cinema

Em Cartaz

Vídeos

Assistir