Toyota Umuarama
Notícias
Governador entrega R$ 4 milhões em armas para a Polícia Militar de Goiás
Publicada em: 06/02/2020

Durante solenidade, realizada no auditório da Secretaria de Segurança Pública, Ronaldo Caiado repassa também aos PMs 316 mil munições, fruto de parceria com o Governo Federal

O governador Ronaldo Caiado e o secretário estadual de Segurança Pública, Rodney Miranda, entregaram 1,4 mil pistolas 9 milímetros, da marca Sig Sauer, e mais de 316 mil munições aos policiais militares de Goiás. O novo armamento se junta aos 700 já distribuídos em dezembro e a mais 500, que chegam para a Corporação no mês de abril. No total, são 2,6 mil armas, com investimento de R$ 4,3 milhões, proveniente dos cofres do Tesouro Estadual.


“Nosso objetivo é, ao final do nosso mandato, estarmos com todos os policiais do Estado de Goiás com essa mesma pistola para dar a ele, cada vez mais, agilidade e eficiência na suas ações”, destacou Caiado durante entrevista coletiva. 


Rodney Miranda explica que o armamento será, a princípio, destinado para o que a polícia chama de “áreas mais quentes” – aquelas com índices altos de criminalidade –, além do interior, zonas onde o tráfico é mais intenso e, ainda, para as unidades especializadas em que a PM está em situação de confronto rotineiro, como o Comando de Operações de Divisa (COD) e a Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam).  


“Esta arma, da marca Sig Sauer, é de padrão internacional, utilizada mundialmente pelas forças armadas americanas. Nós estamos dotando o nosso policial de rua, o nosso policial de linha de frente, com o melhor equipamento disponível hoje no mercado, para dar segurança e para que ele possa fazer adequadamente a proteção ao cidadão de bem em Goiás”, reforçou Rodney. A fabricação dessa pistola é de procedência alemã e suíça. 


O comandante-geral da PM, coronel Brum, agradeceu ao trabalho realizado pelo governador e pelo secretário, e ainda mostrou, durante o evento, um breve vídeo com as principais ações da corporação ao longo de 2019.  “É preciso lembrar que o trabalho de coesão e de inteligência da PM tem feito a diferença no Estado, dando respostas eficientes e eficazes à população”, ressaltou.


As 316 mil munições entregues aos policiais militares foram conseguidas graças a um convênio entre os governos federal e estadual, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). “Vamos continuar com as parcerias em Brasília para buscar o melhor aparelhamento para as nossas polícias, tanto Civil e Militar como também nossos agentes prisionais e Corpo de Bombeiros. Queremos que eles tenham eficiência e menos riscos nas operações”, frisou Caiado.


Coronavírus

Durante a entrevista coletiva, o governador também falou sobre a escolha de Anápolis, sua terra natal, para abrigar os brasileiros que estavam na China durante os primeiros registros do coronavírus naquele País, em dezembro do ano passado.   


“Já conversei com o presidente Jair Bolsonaro e vou estar lá hoje [05/02] novamente. Todo um protocolo de segurança foi montado pelo ministro da Saúde, Henrique Mandetta, que é médico, assim como eu. Quero tranquilizar a população, pois não há risco de contaminação, já que os brasileiros que estão na China nem sintomas ainda apresentam. Esse vírus não se transmite pelo ar, mas por gotículas”, explicou Caiado.


Ainda de acordo com o governador, a quarentena se dará como medida preventiva e os pacientes ficarão isolados em um alojamento na Base Aérea de Anápolis, distante 12 quilômetros da cidade. Caiado disse que os brasileiros vão ficar 40 dias sob avaliação, pois apesar de não estarem contaminados, o vírus pode se manifestar no corpo humano dias depois do contato. Em caso de imprevisto, os pacientes serão encaminhados para o Hospital das Forças Armadas, na capital federal.


“Como é que você constrói um Estado, como é que você constrói um País, quando não se tem solidariedade com os seus próprios filhos? Nossa decisão é tomada com responsabilidade, com segurança, mas, ao mesmo tempo, com muito patriotismo”, defendeu Caiado, ao lembrar que americanos e australianos já receberam seus cidadãos. 


Participaram da solenidade, no auditório da SSP, o chefe de gabinete de Gestão da Governadoria, Lívio Luciano; o secretário chefe da Casa Militar, tenente-coronel Luiz Carlos de Alencar; o subcomandante-geral da Polícia Militar, coronel André Henrique Avelar; o chefe de Estado Maior Estratégico da PM, coronel Delso do Prado Mesquita Júnior; o deputado estadual Coronel Adailton; os representantes dos deputados federais Zacharias Calil e Major Vitor Hugo; além de oficiais e Praças da PM.


Fotos: Lucas Diener

Secretaria de Comunicação - Governo de Goiás

Voltar Contato Diminuir Texto Aumentar Texto

Promoções

Participe

Cinema

Em Cartaz

Vídeos

Assistir